Código de ética dos profissionais de enfermagem

A equipe de enfermagem liderada pelo Enfermeiro(a) é preparada e habilitada para a produção e gestão de cuidados no processo saúde – doenças nos diferentes cenários socioambientais, culturais, políticos e laboral, levando em conta as necessidades individuais, familiares e coletivas.

A atividade nuclear da Enfermagem é assistir o ser humano em todas as fases do ciclo vital, desde a concepção até o pós-morte, seja na promoção, proteção específica e recuperação da saúde e reabilitação.

Torna-se portanto fundamental que os profissionais de enfermagem e especialmente os Enfermeiros(as) conheçam o CEPE, para constituir a concepção de uma conduta ética correta, pois não se adquire consciência ética na mesma velocidade que se adquire conhecimentos técnicos-científicos.

A conduta ética do enfermeiro e da equipe de enfermagem deve convergir para o respeito à dignidade humana e para o atendimento aos direitos dos cidadãos, sejam eles usuários, clientes, membros da equipe de enfermagem, membros da equipe multiprofissional, familiares e entidades representativas da categoria.

A preocupação de ter conduta ética deve girar também no âmbito das relações de trabalho entre a equipe e a instituição. O ocupante do cargo de responsável técnico bem como os gestores da equipe deve atentar para uma prática gerencial não pautada em conflitos, tão pouco na prática de não conformidades administrativos e laborais.

Quaisquer dúvidas agende um horário com os diretores Enfermeiros do SEESP, para sanar suas dúvidas.

Não aceite ser desrespeitado e subjugado em seus direitos por quem quer que seja, denuncie, procure seus direitos.

Juntos somos mais fortes! Sindicalize-se para ampliar a nossa luta em prol da Categoria.

Acesse abaixo o Link da resolução do Conselho Federal de Enfermagem 0564/2017, que apresenta o NOVO Código de ética dos profissionais de enfermagem.

CLIQUE AQUI

Dra Solange Aparecida Caetano
Presidente do SEESP