Notícias

Mobilização em prol da aprovação da PL das 30 horas da enfermagem

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), aponta que é fundamental, um esforço concentrado da nossa categoria junto ao Presidente da Câmara dos Deputados e os Líderes dos Partidos para ajudar a garantir a inclusão na pauta e a votação do Projeto de Lei que regulamenta a jornada de trabalho da Enfermagem […]

Seesp Informa

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), aponta que é fundamental, um esforço concentrado da nossa categoria junto ao Presidente da Câmara dos Deputados e os Líderes dos Partidos para ajudar a garantir a inclusão na pauta e a votação do Projeto de Lei que regulamenta a jornada de trabalho da Enfermagem em 30 horas semanais (PL nº 2.295/2000).

Houve uma grande renovação no Congresso Nacional, apesar de nossa luta ser antiga, muitos desses novos parlamentares não a conhecem!
Portanto, Enfermeiros, saibam que só será possível alcançar o objetivo desejado se todos os profissionais estiverem envolvidos nesta ação!
A responsabilidade pela aprovação do PL das 30 HORAS é de cada um de nós! Não basta apenas as Entidades fazerem a sua parte! Portanto, solicite o apoio dos parlamentares e lote os e-mails deles com o documento abaixo.

A vitória depende muito do nosso esforço! Não deixe de convencer seus colegas a encaminharem o documento. Quanto mais pessoas envolvidas, aumentam as chances de votação e aprovação do nosso projeto.

Segue a carta:

Excelentíssimo Deputado,

O Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem em 30 horas semanais e 6 horas diárias, está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados, depois de quase 20 anos de tramitação.
Em nome dos mais de dois milhões e trezentos mil profissionais de Enfermagem do Brasil, solicitamos vossa intervenção favorável à inclusão urgente do PL 2295/2000 na pauta e ordem do dia para votação no Plenário da Câmara dos Deputados e Vosso voto a favor deste direito dos profissionais de Enfermagem e eleitores brasileiros.
A Enfermagem é responsável pelo cuidado às pessoas, do nascimento à morte. No exercício deste trabalho os profissionais de Enfermagem convivem com a dor, com o sofrimento e a doença, atuando em turnos ininterruptos, sábados, domingos e feriados, durante as 24 horas dos 365 dias do ano.
Contamos com Vossa sensibilidade e apoio para a aprovação de um direito desta profissão tão importante e cujo trabalho tem impacto significativo na qualidade dos serviços de saúde prestados à população brasileira.
A jornada de trabalho de 30 horas semanais não é privilégio, mas uma necessidade para o provimento de uma assistência segura, com melhores resultados para os usuários e com menor desgaste físico e emocional para os profissionais de Enfermagem. As Conferências de Saúde realizadas no Brasil, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam 30 horas como a jornada de trabalho mais adequada para profissionais de saúde.
O Congresso Nacional já votou e aprovou projetos que regulamentam a jornada de trabalho de médicos e dentistas (20 horas semanais), técnicos em radiologia (24 horas semanais), fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais (30 horas) e dos assistentes sociais (30 horas). É hora de fazer justiça também com os profissionais de Enfermagem, aprovando o PL 2295/2000.

A inclusão e aprovação do projeto das 30 horas na Câmara são primordiais para que possamos caminhar em direção à tão almejada valorização profissional, assim, os profissionais de Enfermagem e a sociedade contam com vosso apoio!

Respeitosamente,

(Sua assinatura)

E-mail para contato do Presidente da Câmara e dos Líderes de Partido: (basta Copiar e Colar na barra de endereços de seu e-mail e enviar)

presidencia@camara.gov.br, lid.govcamara@camara.leg.br, lid.maioria@camara.leg.br, lid.min@camara.leg.br, lid.pt@camara.leg.br, lid.psl@camara.leg.br, lid.pl@camara.leg.br, lid.pp@camara.leg.br, lid.psd@camara.leg.br, lid.mdb@camara.leg.br, lid.psb@camara.leg.br, lid.prb@camara.leg.br, lid.psdb@camara.leg.br, lid.dem@camara.leg.br, lid.pdt@camara.leg.br, lid.solidariedade@camara.leg.br, lid.ptb@camara.leg.br, lid.pode@camara.leg.br, lid.psol@camara.leg.br, lid.pros@camara.leg.br, lid.pcdob@camara.leg.br, lid.psc@camara.leg.br, lid.cidadania@camara.leg.br, liderancanovo@camara.leg.br, lid.avante@camara.leg.br, lid.patriota@camara.leg.br, lid.pv@camara.leg.br, dep.eduardobraide@camara.leg.br, dep.igorkannario@camara.leg.br, lid.rede@camara.leg.br

No Site da Federação Nacional dos Enfermeiros, OU DO SEESP através de um “clique” você envia um Manifesto de Apoio para os (as) Deputados (as) Federais: Basta clicar nesse link; ou copiar e colar na barra de endereço de seu
navegador: http://www.portalfne.com.br (Precisa criar!)

Agora, se você não usa e-mail, não tem desculpas!

Use o telefone (0800 da Câmara):
Saiba que a pauta que vai a plenário toda semana é decidida na reunião do colégio de líderes, às terças, sabemos que os presidentes da Câmara, não deixam de sondar a ouvidoria, que serve como um termômetro popular de como a sociedade vem avaliando os trabalhos e quais são as cobranças.

Disque-Câmara Telefone: 0800-619-619
Horário de atendimento: das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Então, mãos-a-obra!  Ligue e peça pela votação e aprovação do PL 2295/2000 – 30 HORAS para a Enfermagem!