Profissionais e estudantes de Enfermagem debatem assédio moral em Santos

 Profissionais e estudantes de Enfermagem debatem assédio moral em Santos

O Simpósio sobre Assédio Moral no Cotidiano da Enfermagem, organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), realizado na manhã deste sábado no SESC Santos reuniu enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem.

O evento, que acontecerá em diversos municípios do Estado até o final do ano, é uma iniciativa do SEESP visando levar o debate ao maior número de profissionais e graduandos para que esse malefício seja combatido nas instituições de saúde.

A mesa de abertura foi composta pela diretora do SEESP, Ivonildes Ferreira; a diretora do SEESP, da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Elaine Leoni; da chefe técnica da subseção de Santos do COREN-SP, Penélope Lopes; da representante da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, Soraya Lieto; e da gerente adjunta do SESC Santos, Maracélia Ramos Teixeira; a coordenadora da CUT Baixada Santista e também diretora do SEESP, Anuska Schneider; e o coordenador auxiliar do curso de Enfermagem da UNIP, Anselmo Amaro.

A presidente do SEESP, Solange Caetano, abriu a atividade com a palestra sobre o Principais Desafios da Enfermagem Paulista (confira o vídeo no Facebook do SEESP) apresentando dados da profissão e quais as necessidades que a categoria precisa ficar atento.

No debate, o conceito de assédio moral, suas características, aspectos jurídicos e a prevenção foram apresentados pelos diretores do SEESP, Péricles Batista, Elaine Leoni e pelo advogado Marcello Toledo.

“A categoria precisa estar informada e consciente de como combater esse mal que há tempos vem assolando tantos profissionais. Em situações como essa, a união entre os colegas de trabalho é essencial”, comentou Solange Caetano.