Notícias

SEESP REALIZA REUNIÃO COM A CSS – COOPERATIVA DE TRABALHO E SERVIÇOS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE SANTOS

Dando continuidade ao trabalho de proteção preventiva aos Enfermeiros que atuam como cooperados no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo-SEESP no ultimo dia 08 de agosto reuniu-se com a Cooperativa de trabalho e serviços dos profissionais de Saúde de Santos – CSS. Participaram da reunião os Diretores Juvenal […]

Dando continuidade ao trabalho de proteção preventiva aos Enfermeiros que atuam como cooperados no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo-SEESP no ultimo dia 08 de agosto reuniu-se com a Cooperativa de trabalho e serviços dos profissionais de Saúde de Santos – CSS.

Participaram da reunião os Diretores Juvenal Tadeu, Anuska Pintucci e a colaboradora Rita Cerqueira do SEESP e representando a CSS a Enfermeira Responsável técnica Elizabeth Mazagão e a Gestora dos Recursos Humanos Sra Vanessa Padilha.

A reunião foi solicitada pelo SEESP, para discutir as condições laborais dos Enfermeiros da Instituição, bem como verificar a existência da vantagem econômica aos Enfermeiros cooperados, principio este traduzido no cooperativismo como melhoria econômica e social dos sócios da cooperativa.

A Sra Vanessa Padilha afirmou que a CSS segue todos os tramites legais da legislação vigente, bem como possuem registro na Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo.

Os diretores do SEESP solicitaram informações às gestoras que apontem para o funcionamento adequado de uma cooperativa de trabalho dentro das leis específicas, as quais ficaram de enviar com a oficialização do pedido pelo SEESP.

Considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho, sendo estas regidas pela Lei Federal 12.690/2012.

Dentro deste principio básico do cooperativismo que é o proveito comum financeiro aos cooperados, foi discutido a necessidade da cooperativa adequar o valor do ato cooperado por hora disponibilizado aos cooperados.

Combinou-se com a RT da Enfermagem Elizabeth Mazagão que o SEESP realizará uma reunião com todos os Enfermeiros da CSS para apresentação das atividades que o Sindicato realiza, assim como para tirar duvidas dos mesmos.

A presidente do SEESP Solange Caetano ALERTA A TODOS os Enfermeiros do Estado de São Paulo que trabalham como cooperados a necessidade de se buscar informações a respeito dos seus direitos e deveres como sócio quotista de uma cooperativa de trabalho, pois infelizmente existem cooperativas que tratam seus sócios quotistas de maneira equivocada e às vezes buscam disfarçar e usurpar direitos trabalhistas.

O SEESP está à disposição para orientar a todos os Enfermeiros sobre cooperativismo, seus benefícios e riscos.

A diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo conta com os profissionais para fortalecer a nossa luta. Se você ainda não é sócio, sindicalize-se, pois somente com unidade conseguiremos avançar cada vez mais nas conquistas de diretos!