SEESP reúne-se com representantes da Saúde do Município de São Paulo

 SEESP reúne-se com representantes da Saúde do Município de São Paulo

Nesta quarta-feira (18), a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Dra. Solange Caetano, reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para discutir sobre a liminar do Conselho Federal de Medicina (CFM), que limita a atuação do profissional Enfermeiro. Estavam presentes a diretora do SEESP, Ana Firmino, o advogado da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), André Caetano, a representante da Secretaria de Saúde, a Gerente de Gestão de Pessoas Maria Angélica Crevelim, e o coordenador de Gestão de Pessoas, Volnei Gonçalves Pedroso.

Na conversa, os representantes da Secretaria afirmaram que vão divulgar o ato que o Sindicato está organizando em conjunto com o Coren SP e Aben Secção São Paulo, intitulado “Ato em DEFESA do SUS e CONTRA o aprisionamento das funções dos Enfermeiros”, que acontecerá no próximo dia 23, na Avenida Paulista. O SEESP solicitou para que a secretaria  facilite a ida ao Ato  dos profissionais Enfermeiros que prestam serviços para prefeitura entendendo que este fortalece a luta pela derrubada da liminar concedida ao CFM, que vem prejudicando o atendimento aos usuários do SUS.

Os representantes da secretaria irão se reunir com a procuradoria Procuradoria e com o Secretário de Saúde para debater uma posição oficial do órgão do município a respeito da liminar. Solange, solicitou ao mesmo que discutam a possibilidade de acatar a orientação do SEESP no sentido que os enfermeiros não solicitem exames e nem realizem  testes rápidos, exame citopatológico e papanicolau, dente outros nos quais a requisição de exames acompanhe o mesmo impresso que justifica a coleta, deixando assim a categoria atuar de forma segura, tranquila e respaldado pelo apoio concedido pela SMS.

“O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo solicitou ingressar na ação por entender que sua função é defender o profissional, além de que  e vamos dialogar e buscar apoio dos órgãos representantes da saúde para tratar dessa liminar que tira do Enfermeiro o seu exercício profissional, ignorando o comando legal da categoria”, afirmou a presidente Solange Caetano.