Segundo dia de CONSEESP traz palestras e debates pertinentes para a categoria

 Segundo dia de CONSEESP traz palestras e debates pertinentes para a categoria

Nesta terça-feira (10) aconteceu o segundo dia do I Congresso do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (CONSEESP), organizado pelo SEESP e que trata de assuntos relacionados ao ambiente de trabalho do profissional e e sua visão de representantes sindicais.

No período da manhã do segundo dia houve duas palestras: a primeira com o tema “O Pensamento Crítico na segurança do paciente” e apresentado pelo Enfermeiro Mestre e Doutorando Anselmo Amaro dos Santos, exaltou a necessidade do cuidado da enfermagem para com aqueles que cuidam. Na sequência, o debate “Responsabilidade Civil, criminal, ética e administrativa da atividade laboral do Enfermeiro”, com o advogado da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Dr. André Caetano, o diretor do SEESP, Péricles Batista, e o Conselheiro do COREN-SP, o Enfermeiro Marcelo da Silva Felipe.

“O poder diretivo permite que o empregador expeça regras para o andamento dos serviços na empresa, podem ser positivas quanto negativas e podem ser formalizadas através de serviços, portarias, memorandos, instruções, comunicados internos etc”, disse o diretor Péricles em sua fala no debate.

“Precisamos orientar os enfermeiros de sua responsabilidade civil e penal, para que erros não possam ser evitados”, afirmou o advogado André Caetano.

Debates sobre o gênero feminino e representação Sindical

A tarde foi a vez de falar sobre o gênero feminino no trabalho da enfermagem, já que a profissão é majoritariamente composta por mulheres. Tendo como debatedores a diretora Ana Lucia Firmino e a Enfermeira Mestranda Adriana Moraes da Silva.

“Vemos um grande desgaste da trabalhadora por causa da cobrança quase ditatorial que alguns gestores fazem em seus empregados”, disse Ana Firmino. “Isso precisa ser melhor trabalhado, para que os funcionários apresentem mais qualidade em seu atendimento.”

Finalizando o dia, a presidente da FNE, Shirley Mrshal Díaz Morales apresentou a palestra Representação Sindical e defesa do Sistema Único de Saúde.

O I CONSEESP acontece até o dia 11 de outubro.

Clique aqui para ver fotos do evento.