XII Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery homenageia Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares

 XII Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery homenageia Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares

Na noite desta sexta-feira (12), Dia do Enfermeiro, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) foi palco do já tradicional Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery, homenagem feita anualmente pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), com apoio do deputado estadual Marcos Martins, aos profissionais da enfermagem que mais se destacaram no último ano.

Em sua 12ª edição, o Prêmio Anna Nery homenageou não só os enfermeiros, como também os auxiliares e técnicos de Enfermagem. “Nós estamos fazendo essa homenagem hoje para todas as classes da enfermagem, como uma forma de reconhecimento ao trabalho e dedicação que cada um tem em prol de sua profissão, pensando sempre em prestar uma assistência com qualidade”, afirmou a presidente do SEESP, Solange Caetano.

O evento teve início com sua mesa de abertura, composta pela presidente Solange, o deputado estadual e anfitrião da noite, Marcos Martins, o deputado federal Dr. Sinval Malheiros, o 1º secretário administrativo da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Edson Stefani, a diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Enfermeira Milca Rêgo, a diretora do SEESP e coordenadora da CUT Baixada Santista, enfermeira Anuska Schneider, e a 2ª secretária do Coren-SP, Enfermeira Rosângela de Mello. Em suas falas, todos exaltaram o profissional de enfermagem, elogiaram o trabalho do Sindicato e foram unânimes em apontar o tema que mais preocupa o trabalhador em geral: a Reforma da Previdência.

“Visitamos todos os deputados federais pedindo que votassem contra a PEC 287, a Proposta da Reforma da Previdência, que inclusive pode acabar com a aposentadoria especial aos 25 anos”, afirmou a presidente Solange em sua fala. “E nós enfermeiros que estamos no setor privado atualmente, podemos nos aposentar pela aposentadoria especial por estarmos submetidos a insalubridade e periculosidade. Precisamos lutar pela manutenção desta, porque, queira ou não, após os 60 anos, nós já trabalhamos tanto – por termos, na maioria das vezes, dois vínculos para poder sobreviver –, que não temos mais saúde suficiente para atuar na profissão. Ou seja, não dá para trabalhar mais que 25 anos.”

Após a mesa de abertura ser desfeita, teve início a homenagem. Apresentado pela diretora Elaine Leoni, os 55 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, receberam seu troféu e uma rosa do deputado Marcos Martins e da presidente Solange Caetano. Destaque para as homenagens feitas para a diretora do SEESP e coordenadora da Secretaria de Políticas para Mulheres da CUT São Paulo, Ana Firmino, a assessora do Sindicato (e auxiliar de enfermagem) Odézia Rodrigues e o prêmio surpresa concedido para a diretora Elaine. Os presentes ainda foram brindados com duas apresentações de dançarinos que exaltaram a infância com personagens de Walt Disney.

“Trouxemos aqui uma parcela da enfermagem, representando os mais de 470 mil profissionais, que prestam serviço com qualidade, que dedicam todos os dias de suas vidas em atender bem a sociedade. Para nós, fazer o Prêmio Anna Nery na Assembleia Legislativa é um marco porque queremos através dele demonstrar para a sociedade brasileira que nós somos o esteio, a base de sustentação da saúde de nosso país. Sem enfermagem não se faz saúde nunca, em lugar nenhum. Muito obrigada por estarem aqui”, finalizou a presidente.