Diretora do SEESP participa de reunião com OIT

 Diretora do SEESP participa de reunião com OIT

Ana Firmino, secretária da mulher trabalhadora, participou de uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pelo formato virtual para discutir estratégias para garantir a aprovação das Convenções n.º 156 e 190 da OIT no Congresso Nacional. O encontro aconteceu na segunda-feira, 25 de setembro, nas instalações do Escritório da OIT no Brasil, localizado em Brasília.

A Convenção n.º 156 prevê a igualdade de oportunidades e de tratamento para homens e mulheres trabalhadores; trabalhadores com encargos de família e a Convenção n.º 190 trata sobre violência e assédio no trabalho.

As duas propostas iniciaram suas tramitações na Câmara dos Deputados e depois seguirão para o Senado Federal. Cada uma passará por quatro Comissões. Na primeira, a relatoria das duas matérias, Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), está com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

A secretaria do SEESP declarou que “no Brasil, há expectativas de que, por ser um governo democrático, esta proposta seja apresentada no parlamento. No entanto, precisamos de muita mobilização para que isso se concretize.”

No decorrer da reunião, os representantes das entidades expuseram propostas e conceitos que serão aprimorados e debatidos em futuros encontros. Isso se deve ao fato de que há um processo em andamento, no qual a sociedade civil organizada está exercendo pressão sobre os deputados, visando a ratificação de um instrumento legal que nos permitirá exigir mais dos empregadores.

  • Também participaram da reunião:
  • Rosane da Silva -Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados.
  • Denise Motta Dau – Secretária de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
  • Ananda Winter Marques- Coordenadora no Ministério das Mulheres.
  • Vinicius Pinheiro- OIT
  • Thais Dumêt Faria- OIT

Filie-se ao SEESP.

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.