28 de abril – Dia em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho

 28 de abril – Dia em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho

Neste dia 28 de abril celebra-se o Dia em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. Dia de lembrar os trabalhadores e trabalhadoras que morreram ou adoeceram em função do trabalho, e ressaltar a defesa pela vida.

Desde 2003 que a Organização Internacional do Trabalho adota esta data para homenagear trabalhadores e denunciar as más condições de trabalho que geram os acidentes e doenças do trabalho, porque neste mesmo dia, em 1969, houve uma explosão em uma mina na cidade de Farminghton, nos Estados Unidos, causando a morte de 78 trabalhadores.

O trabalhador precisa de condições dignas para exercer sua função. Eu como presidente tanto do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo quanto da Federação Nacional dos Enfermeiros luto juntamente com todos os colaboradores das entidades para que nossa categoria não seja vítima de doenças e acidentes ocasionados por situações que poderiam ser evitadas dentro da unidade hospitalar”, afirma Solange Caetano. “Lembrar das vítimas do passado é fazer com que não se cometa os mesmos erros no presente.

Em respeito e solidariedade às vítimas de doenças e acidentes de trabalho, o SEESP homenageia e reafirma seu comprometimento de representar e amparar os enfermeiros do Estado de São Paulo, em busca de melhores condições de trabalho e debatendo para que a jornada de trabalho deixe de ser excessiva, evitando assim a precarização do profissional.