A Enfermagem salva vidas, nosso sangue também!

 A Enfermagem salva vidas, nosso sangue também!

O Fórum Nacional da Enfermagem, reunido no dia 1º de março, definiu um calendário de mobilizações que tem como ponto principal a paralisação nacional no dia 10 de março, que terá como tema A Enfermagem salva Vidas, nosso sangue também!

A ideia é aproveitar a paralisação para doar sangue e aumentar os estoques tão necessários para continuar salvando vidas. “Os Enfermeiros e demais trabalhadores da Enfermagem, mesmo protestando e paralisados, estarão trabalhando para salvar vidas”, afirma a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Elaine Leoni.

Solange Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) explica a CLT, em seu inciso 473, inciso IV, dispõe o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Além disso, todo doador de sangue tem direitos à declaração de doação ou, no caso de não doar por algum impedimento, declaração de comparecimento e dispensa de serviço no dia da doação (Lei 1075 de 27/03/1950) no que se refere aos funcionários públicos.

“Com essa definição, esperamos contar com uma grande adesão à paralisação, pois todos os profissionais estarão resguardados, poderão fazer a doação de sangue e participar da mobilização”, afirma Solange Caetano.

O Fórum Nacional da Enfermagem indicou as seguintes datas e formas para ampliar a mobilização da categoria a fim de ampliar a luta pelo pagamento imediato do Piso Salarial.

Confira:

06/03 – Plenária Nacional com os Sindicatos, às 15hs, para mobilizar a base em vista dos indicativos e encaminhamentos;

07/03Mobilização em Apoio ao Piso Salarial da Enfermagem no Salão Verde da Câmara dos Deputados; realização de uma vigília com todos vestidos de branco;

10/3 – Paralisação nacional: os sindicatos e suas assembleias irão definir sobre o tipo de movimento e tempo de duração;

10/3 – Campanha Nacional de doação de sangue dos profissionais de enfermagem em todo o País;

15/03 – Realização de Audiência Pública no Congresso Nacional. Serão convidados os ministros que compõem o GT Interministerial, responsáveis pela MP. (Levar os maiores números de pessoas).

29/03 – Realização de Ato Público em Brasília (local e horário a definir).

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.