Acidentes de trabalho: é preciso prevenir

 Acidentes de trabalho: é preciso prevenir

27/7 – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria.

A data comemorativa tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais ocorridos no ambiente de trabalho. Isto significa que ainda há muito o que conquistar e que as ações práticas precisam acontecer em três frentes, envolvendo governos, empregadores e colaboradores.

Para os profissionais de saúde, que salvam vidas, é ainda mais importante evitar os acidentes de trabalho. A conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção.

Na enfermagem, são fundamentais os cuidados para evitar os acidentes de trabalho. A responsabilidade deve ser compartilhada entre a direção das unidades de saúde e os profissionais, mas é obrigação das empresas:

  • Reforçar a importância dos EPIs 
  • Divulgar os riscos 
  • Evitar improvisos
  • Promover o diálogo
  • Capacitar seus trabalhadores
  • Entender a importância de prevenir doenças ocupacionais
  • Dar importância aos exames periódicos.

#acidentesdetrabalho
#eviteacidentesdetrabalho
#doençasocupacionais
#enfermagem

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *