Combatendo o Racismo: julho das Pretas

 Combatendo o Racismo: julho das Pretas

Hoje, 13/07, a Secretária de Assuntos de Aposentados do SEESP, Ivonildes Ferreira, marcou presença no evento realizado pela Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SP em celebração ao julho das Pretas. O movimento promoverá debates sobre políticas públicas de combate ao racismo e todas as formas de violação de direitos, com um foco especial nas mulheres negras.

Ao longo de todo o mês de julho será produzida uma série de atividades enriquecedoras, como rodas de conversa, exposições, apresentações culturais e marchas, em celebração ao julho das Pretas. Essas ações têm como propósito honrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, bem como o Dia Nacional de Tereza de Benguela, em 25 de julho.

Nesse contexto, o SEESP enfatiza a importância de reconhecer e valorizar o protagonismo das mulheres negras no movimento sindical e na equipe de enfermagem no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Coren-SP em 2020, as mulheres negras representam a maioria, totalizando 53,3% da equipe de enfermagem. No entanto, essas mulheres continuam enfrentando invisibilidade, desvalorização e estagnação no nível médio da hierarquia ocupacional da área.

A diretora do SEESP enfatizou a importância de adotar políticas e medidas concretas para promover a igualdade e valorizar as mulheres negras no campo da saúde, sendo crucial para combater as disparidades existentes e garantir um ambiente de trabalho justo e inclusivo para todas as enfermeiras.

O SEESP apoia plenamente as mulheres negras em sua luta por justiça, igualdade e melhores condições de trabalho. Junte-se a nós, filiando-se ao SEESP.

 

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.