Conselho Municipal de Saúde de Presidente Prudente

 Conselho Municipal de Saúde de Presidente Prudente

No dia 27 de outubro as 18h30, os(as) conselheiros(as) eleitos em 14 de outubro de 2015 se reuniram para a posse no Conselho Municipal de  Saúde de Presidente Prudente. Nesse mesmo dia foi eleita a mesa diretora, composta por um usuário como presidente.

A Lei n.º 8.142/90, resultado da luta pela democratização dos serviços de saúde, representou e representa uma vitória significativa. A partir deste marco legal, foram criados os Conselhos e as Conferências de Saúde como espaços vitais para o exercício do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quando conquistamos esses espaços de atuação da sociedade na lei, começou a luta para garanti-los na prática. Os Conselhos de Saúde foram constituídos para formular, fiscalizar e deliberar sobre as políticas de saúde. Para atingir esse fim, de modo articulado e efetivo, conhecer o SUS passou a ser imprescindível. Deliberar acerca das políticas de saúde é uma grande conquista da sociedade! Garantir a implementação das deliberações é uma disputa permanente em defesa do SUS. É por isso que a promoção do conhecimento sobre a saúde no País e o papel dos Conselhos de Saúde implica no fortalecimento do SUS.

Em Presidente Prudente, conseguimos eleger no segmento dos Trabalhadores, como titular um representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP). No segmento usuários, representante do movimento Sindical, a indicação foi da CUT-Central Única dos Trabalhadores, também com um titular e suplente. Podemos contar com parceiros dos usuários pelo segmento associações ambientalistas.

Além da democratização da saúde (antes acessível apenas para alguns grupos da sociedade), a implementação do SUS também representou uma mudança do conceito sobre o qual a saúde era interpretada no país, assim, queremos que o SUS seja exemplo em nossa cidade, para que nossa  “ cidade real”, seja uma cidade feliz!

Fonte: CUT Presidente Prudente