Dia da Mulher: seguindo na luta por igualdade e respeito

 Dia da Mulher: seguindo na luta por igualdade e respeito

Comemoramos há, 41 anos, o Dia Internacional da Mulher (a partir do decreto da ONU).

Marcado por uma série de reivindicações de direitos no âmbito trabalhista e de gênero, o dia 8 de março sempre traz à tona assuntos recorrentes no dia-a-dia, mas que nem sempre enxergamos avanços.

No mundo do trabalho, ainda registramos diferenças salariais entre homens e mulheres. De acordo com um estudo da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil tem a maior diferença salarial entre gêneros em um cenário de 46 países. O salário das mulheres com educação superior aos homens equivale a 62% da remuneração do gênero oposto, ainda que ele tenha nível escolar inferior.

As mulheres são maioria da população. Tem maior escolaridade que os homens. Na administração pública, comércio e serviços ocupam mais cargos. São responsáveis pelo sustento de mais de 30% das famílias. Mas também são estatísticas nos casos de violência doméstica, assédio moral.

Trazendo essa avaliação para o mundo da Enfermagem, sabemos que a categoria é majoritariamente feminina. São mulheres, mães, esposas, guerreiras, trabalhadoras que dedicam seu tempo e disposição no cuidado do próximo.

A luta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) por direitos tem especificidades às mulheres por entender a importância do gênero. Cláusulas firmadas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT’s) garantem espaços para o cuidado da sua saúde, do acompanhamento do filho.

O combate ao assédio moral, o qual a mulher é a principal vítima, também é uma atuação forte do SEESP.

A mulher tem um importante papel no mundo – do trabalho, social –, mas ainda vive momentos de preconceito, de violência, de estereótipos errôneos que fortalecem uma sociedade que ainda tem a visão paternalista arraigada.

A luta é constante. Por igualdade, por mais direitos, por respeito!

Mulher, empodere-se! Mostre a sua força. Faça valer a sua voz nos espaços de poder.

O SEESP parabeniza todas as mulheres – e enfermeiras – pelo Dia Internacional da Mulher e reforça: unidas somos muito mais fortes!