Dia Nacional da Saúde: Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS

 Dia Nacional da Saúde: Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS

O Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto, vai presenciar o ato público Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS, que acontecerá em Brasília. A concentração começará a partir das 12h30 na Praça das Bandeiras, em Brasília.

Participam da organização do ato: Fórum Nacional da Enfermagem, CNTSS, CNTS, COFEN, Anaten, FNE, ABEN, Executiva Nacional dos Estudantes. Além desses, os sindicatos de enfermeiros nos estados, como o SEESP em São Paulo, estão à frente da mobilização.

Mais do que nunca, a Enfermagem está unida pela aprovação do PL2564/20, que estabelece o Piso Salarial Nacional da Enfermagem. O Projeto, de autoria do senador Fabiano Contarato, tramita no Senado e já tem parecer favorável da relatora, senadora Zenaide Maia. Também recebeu assinaturas da maioria dos senadores para que seja colocado em votação em regime de urgência.

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco, no entanto, reluta em colocar o projeto em votação, atendendo o lobby das grandes empresas de saúde.

“Nós não vamos desistir. Queremos que o PL 2564 seja colocado em votação da forma que está”, explica a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Elaine Leoni.

Uma das possibilidades aventadas por Rodrigo Pacheco é alterar os valores propostos como Piso Salarial pelo autor e acatados pela relatora. Para Elaine Leoni, se for aceito o rebaixamento, no final é possível que a aprovação do PL não traga uma valorização salarial significativa para a Enfermagem.

Por isso, as entidades continuam firmes, pressionando pela aprovação do Projeto e ampliando o leque de apoio na sociedade. Afinal, a Enfermagem está na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19 e merece ser valorizada. “Acreditamos que com a pandemia, o papel da Enfermagem ficou mais claro para a população          que hoje tem mais consciência sobre o valor de quem fica ao lado dos pacientes 24 horas por dia”, diz Elaine.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo convida a categoria se fazer presente em Brasília no dia 5 de agosto. “Vamos aproveitar o Dia nacional da Saúde para levantar bem alto a bandeira da valorização da nossa categoria, porque valorizar a saúde passa, necessariamente, pela valorização da Enfermagem”, finaliza.

Sindicato dos Enfermeiros

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *