Diretora do SEESP participa de atividade dos CRSTs

 Diretora do SEESP participa de atividade dos CRSTs

A Atividade de Formação para os Conselheiros Gestores dos CRSTs foi realizada no dia 13/02, no Conselho Municipal de Saúde-Secretaria Municipal de Saúde. No encontro, foi destacada a relevância do envolvimento da população na concepção de diretrizes para políticas públicas de saúde e o papel fundamental dos trabalhadores e usuários na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A socióloga Cecília Martins, da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVISAT), responsável pela mediação do evento, começou seu discurso abordando a quantidade significativa de mortes por COVID-19 no Brasil, cerca de 698 mil, incluindo uma grande parte de profissionais da saúde que estavam na linha de frente, expostos ao vírus. Ela também destacou a importância dos trabalhadores considerados essenciais durante a pandemia, que merecem valorização e destaque.

Foi prestada uma homenagem aos parceiros históricos, infelizmente falecidos, que contribuíram para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que lutaram pela saúde do trabalhador como política pública.

O Dr. Mario Rubens de Amaral, diretor da DVISAT, agradeceu a todos os presentes e destacou o papel vital dos trabalhadores na defesa dos direitos e na promoção da saúde da população. Ele também ressaltou a importância do apoio prestado aos conselheiros em todo o país.

O coordenador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), Dr. Luiz Artur Vieira Amaral, enfatizou a importância dos conselheiros como gestores na criação de um serviço eficaz que atenda às demandas da comunidade, por meio da colaboração e compartilhamento de conhecimentos. 

“Meu objetivo é fornecer ferramentas para que todos aqui presentes possam compreender melhor o trabalho que realizamos na Secretaria Municipal de Saúde e nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST). Quando as pessoas têm noção de como tudo funciona, incluindo a legislação e nossos direitos, conseguimos fazer contribuições muito importantes, pois é isso que nos dá força para continuar avançando” declarou  Dr. Luiz. 

José Ivan Ferreira, da Assessoria Parlamentar e Gestão Participativa, afirmou “ É crucial fortalecer a participação social na construção e consolidação das políticas do SUS, especialmente após o período pós-covid, que representa um momento de reconstrução. Apesar de ser um trabalho cansativo, é fundamental dedicar atenção e recursos ao SUS. A pandemia evidenciou a importância desse sistema de saúde e a necessidade de priorizar a saúde do trabalhador em todos os aspectos. Agora é hora de recuperar e estruturar o SUS para garantir que esteja apto a lidar com futuras emergências de saúde pública.”

O Dr. Patrick Maia Merísio Procurador do Trabalho /MPT. SP disse: “ A saúde é essencial para a vida humana e deve ser considerada prioridade. Afinal, sem saúde, não há qualidade de vida. Por isso, é importante destacar que a saúde é o aspecto vital da vida e deve ser valorizada como tal. Sem ela, nada mais importa. Portanto, a saúde deve ser vista como a primeira e mais importante consideração para se ter uma boa qualidade de vida.”

Destacou também o papel fundamental das mulheres na área da saúde e finalizou falando sobre a caridade como uma expressão ativa do amor, não apenas uma palavra vazia. É o amor em ação que produz resultados concretos, que todos nós desejamos.

O encerramento do debate foi conduzido por  Ivonildes Ferreira, diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Com uma trajetória de 30 anos de atuação na área da saúde, lutando pela defesa do SUS e da saúde do trabalhador, Ivonildes menciona com pesar as perdas de enfermeiros e enfermeiras que estavam na linha de frente do combate à Covid-19 e que deixaram seus familiares. Ela destaca a importância da elaboração de ações concretas que resultem na valorização e proteção dos profissionais da saúde. 

“Mesmo sendo únicos e diferentes em nossas características, compartilhamos um propósito comum de cuidar uns dos outros. Acredito que somos todos participantes, parceiros e juntos realizamos um trabalho maravilhoso. Esse trabalho começa com um abraço ao próximo e amor ao próximo. O Sindicato dos Enfermeiros está aqui para apoiar todos vocês e podem contar conosco.” finaliza. 

O SEESP luta em defesa do SUS para que atenda às necessidades de todos os cidadãos em todos os níveis de assistência.  A saúde não pode ser tratada sem a dimensão de coletividade, e é de extrema importância que os enfermeiros participem das pré-conferências de saúde em seus municípios para que posteriormente possam ser eleitos para as conferências estaduais e nacional. Contribuindo para o avanço e desenvolvimento no setor da saúde. 

Junte-se à defesa da sua categoria profissional e torne-se um sócio do SEESP, sindicalize-se agora mesmo!

Juntos, somos mais fortes!

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.