Diretora do SEESP participa de debate sobre condições de trabalho na saúde

 Diretora do SEESP participa de debate sobre condições de trabalho na saúde

A diretora do SEESP, Anuska Schneider, participou nesta terça-feira (03) de audiência pública na Câmara Municipal de Santos (SP). Com o tema “Condições de Trabalho na Saúde e Segurança Profissional”, o debate também contou com a presença de representantes do Secretário de Saúde de Santos, o vereador Evaldo Stanislau e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos (Sindserv – Santos), Flávio Saraiva.

Em sua participação, Anuska pontuou a violência física que os enfermeiros vêm sofrendo pelos usuários e pacientes, a jornada extensa que prejudica o discernimento em apaziguar possíveis situações de violência e o estresse contínuo.

A estrutura física deve ser pertinente ao processo de trabalho, evitando aglomerações de profissionais e facilitando a circulação, evitando a estafa pela pressão sofrida em manipulação de medicação. O assédio moral, a pressão constante sofrida por parte dos pacientes, acompanhantes, gestores e administradores”, disse Anuska durante a audiência, que ressaltou a necessidade de segurança especializada para evitar embates físicos dos pacientes contra os profissionais.

Também foi relatada a falta de recursos humanos e dimensionamento errado para a demanda de serviço em algumas instituições e pediu para realizar pesquisa junto aos trabalhadores para quantificar a violência física não denunciada.

Precisamos da efetivação da NR32, que estabelece as diretrizes para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores, como forma de otimizar  o serviço e diminuir acidentes,  para que assim apresente um atendimento rápido,  limpo e com clareza, evitando desgastes que cheguem a violência física por qualquer parte envolvida”, finalizou Anuska.