Enfermagem será homenageada com projeção no Congresso Nacional

 Enfermagem será homenageada com projeção no Congresso Nacional

Acontece neste 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, uma projeção nas torres do Congresso Nacional em homenagem à categoria, com frases que expressam suas principais reivindicações.

A iniciativa é do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e do Fórum Nacional da Enfermagem, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, presidida pelo deputado Célio Studart (PV). O objetivo é sensibilizar a população sobre as lutas históricas por melhores condições de trabalho, piso salarial nacional e redução de jornada para a categoria que está na linha de frente do combate ao COVID e tem perdido muitos profissionais em decorrência da doença.

Para a presidente do SEESP, Elaine Leoni, “a sociedade tem valorizado cada vez mais a atuação destes trabalhadores, no entanto, no último ano, isso não se refletiu de forma satisfatória na garantia de direitos e de melhores condições de trabalho do ponto de vista legal”. Ela ressalta que um dos projetos prevê redução de jornada dos enfermeiros, técnicos e auxiliares para 30h, já foi aprovado no Senado Federal, e encontra-se há mais de 20 anos pronto para ser pautado e analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo Solange Caetano, coordenadora parlamentar do Fórum Nacional da Enfermagem “é preciso votar o PL 2564/2020 e, desta forma, reconhecer o valor da Enfermagem. Esta é uma divida do Congresso com os profissionais”.

A categoria tem 2,4 milhões de profissionais no Brasil, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. Durante a pandemia, uma das principais reivindicações é mais segurança no trabalho.  Ao todo, já foram reportados mais de 55 mil casos de Covid-19 entre os trabalhadores da Enfermagem, com 779 óbitos em decorrência da doença.

Para Elaine Leoni, “o trabalho para proteger os Enfermeiros tem sido árduo e mesmo assim, muitos tem perdido suas vidas na linha de frente. Precisamos garantir a saúde destes que deixam suas casas diariamente para cuidar da população”.

Dois projetos de grande importância mobilizam hoje os profissionais da Enfermagem: jornada de trabalho de 30 horas semanais (PL 2295/00) e o estabelecimento do Piso Salarial Nacional (PL 2564/20), além da obrigatoriedade de sala de repouso e o dimensionamento do número de pacientes por profissionais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Sindicato dos Enfermeiros

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *