Enfermeira(o) hospitalar: Programa Lidera-SMT auxilia na busca por desenvolvimento profissional

 Enfermeira(o) hospitalar: Programa Lidera-SMT auxilia na busca por desenvolvimento profissional

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo incentiva o desenvolvimento profissional das Enfermeiras(os), portanto, divulgamos o “O Programa Lidera-SMT”

É um curso de atualização online, gratuito e que integra a pesquisa de doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/UFSCar), intitulada “Training Brazilian nurses to promote mental health at work”.

O curso vai acontecer de 01/07/2023 a 04/08/2023 e tem como objetivo atualizar enfermeiros hospitalares para a promoção da saúde mental no trabalho, prevenção de agravos e resolução de incidentes críticos nesta área.

Ele é embasado no standard canadense “Psychological Health and Safety in the workplace” (saiba mais em: https://mentalhealthcommission.ca/national-standard/) e foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Enhancing Prevention of Injury and Disability @ Work (EPID@Work) da Lakehead University, no Canadá.

O Lidera-SMT conta com 5 módulos de 2 horas/módulo, totalizando 10 horas. Dessas, 8 horas são de carga horária obrigatória (quatro módulos) e outras 2 horas (um módulo) são facultativas, direcionadas aos enfermeiros que ocupam cargos de gestão. Ele prevê atividades assíncronas, apoiadas pelo Google Classroom como plataforma de aprendizagem. Complementarmente, serão oferecidos encontros síncronos por meio do Google Meet para interação entre os participantes, reflexões e resolução de dúvidas.

No âmbito da pesquisa, os participantes do curso serão convidados a responder alguns questionários sobre sua participação no curso, objetivando avaliar a viabilidade desse programa para a promoção da saúde mental no trabalho.

Acesse o link : https://mentalhealthcommission.ca/national-standard/  e confira  um livreto contendo a estrutura do Programa Lidera-SMT e seu cronograma de atividades.

As inscrições estão abertas até 30/06/2023 pelo site do Grupo de Pesquisa da UFSCar Gestão, Formação, Trabalho e Saúde: https://www.gfst.ufscar.br/news/programa-lidera-smt/view

Dúvidas: lidera.smt@gmail.com

Atenciosamente,

Fernanda M de Miranda (she/her)

Visiting Research Student

EPID@Work Research Institute

Lakehead University

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.