Enfermeiros da Baixada Santista são homenageados com o Prêmio Anna Nery

 Enfermeiros da Baixada Santista são homenageados com o Prêmio Anna Nery

Dando prosseguimento às comemorações do Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio, na sexta-feira (13) a Câmara Municipal de Santos foi palco do Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery, que assim como foi feito em São Paulo no dia anterior, homenageia os enfermeiros da Baixada Santista indicados por instituições de saúde e universidades da região.

O evento, organizado pelo SEESP e com o apoio do vereador Evaldo Stanislau, premiou 19 enfermeiros de Santos e região, com um troféu especialmente desenhado para celebrar os 30 anos da Entidade e um buquê de flores.

Apresentado pela assessora da Entidade, Odézia Rodrigues, o ato teve início relembrando a importância da enfermeira doutora Anna Nery, pontuando a luta do SEESP por melhores condições de trabalho e o que foi conquistado para a categoria no último ano. Na sequência, houve o tradicional desfile de trajes dos enfermeiros usados em períodos passados.

Assim como em São Paulo, o SEESP reservou alguns minutos do evento para mostrar novos projetos de grande interesse para categoria: primeiro a REBEMT, revista científica idealizada pelo Sindicato, que é a primeira publicação do gênero feita por uma entidade sindical (apresentado pelo professor enfermeiro Juvenal Tadeu Canas Prado), e logo após a Campanha de Sindicalização (esta exposta por Patrícia Thomaz, da Agência MGiora), projeto criado para celebrar os 30 anos da Entidade, para ser um instrumento de debate político e trazer mais profissionais para a Entidade.

A composição da mesa do Ato em Santos teve a presença de Douglas Izzo (presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo – CUT – SP), da enfermeira Berenice Garcês (diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros), da enfermeira Penelope Lopes (representando o COREN – SP), da enfermeira Katia Marques (representando o vereador Evaldo Stanislau, que não pode comparecer) e da presidente do SEESP, Solange Caetano.

Em sua fala, Solange ressaltou as lutas da Entidade em prol de melhores condições de trabalho para os enfermeiros e pregou a união de todos para o bem da categoria.  “Nós temos trabalhado em conjunto na tentativa de barrar esse tipo de desmando e precarização de nossos profissionais, que se sentem assediados nos locais de trabalho e tem sofrido com a retirada de direitos, inclusive em algumas cidades, onde existem organizações sociais que terceirizam o serviço de saúde, nossos enfermeiros estão sendo demitidos por um, recontratados por outro com salários mais baixos, o que nós temos lutado constantemente contra, porque entendemos que quando uma organização social presta um serviço no município e outra assume, numa sucessão de contrato de trabalho em que não pode haver demissão, muito menos rebaixamento de salário e não pode ter retirada de direitos.

Eu quero contar com vocês nessa luta com um piso salarial nacional digno para nossos enfermeiros, pela oportunidade dos enfermeiros terem um único vínculo com uma jornada de 30 horas para que não precise ter dois, três empregos e passar mais tempo com seus familiares”, completou Solange, recebendo palmas dos presentes.

Após a premiação dos 19 enfermeiros, a presidente Solange Caetano recebeu das mãos dos diretores e colaboradores do SEESP uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, enquanto músicos convidados executavam a canção de Roberto Carlos feita em homenagem a padroeira, o que emocionou os presentes.

Esta é uma forma de reconhecer o trabalho do enfermeiro, que é feito com dedicação, com afinco e muito amor. Óbvio que queríamos fazer muito mais, homenageando a todos da região, mas infelizmente não conseguimos. Hoje premiamos 19 enfermeiros, com o intuito de homenagear a categoria como um todo”, finalizou Solange.

O Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery vai acontecer também no dia 20 de maio, em Praia Grande.

sem título-2 sem título

sem título-4 sem título-3

sem título-6 sem título-5

sem título-10 sem título-9 sem título-8 sem título-7

sem título-17 sem título-14 sem título-12 sem título-11

sem título-16 sem título-15