Gastos públicos com saúde no Brasil está abaixo da média mundial

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) registram que os gastos do governo brasileiro com saúde da população estão abaixo da média mundial.  Ainda que com um pequeno avanço no investimento na área, a maior parte dos custos com saúde é pago pelo próprio cidadão.
Em 2010, enquanto no Brasil o gasto per capta com saúde de cada usuário era de R$950, em outros países esse valor atingia a marca de R$1.200. A OMS divulgou também a defasagem em relação ao percentual do orçamento público aplicado em saúde: no país, a taxa era de 10,7%, enquanto no mundo esse índice batia 15,1%.
“Um dos argumentos que nós ouvimos para não levar adiante o PL 2295/00 (que prevê a regulamentação da jornada de trabalho da enfermagem em 30 horas semanais) é que a sua aprovação exoneraria os cofres públicos do Governo Federal, e que os gastos destinados a saúde já são elevados. Esses dados da OMS mostram um cenário totalmente diferente e agora, mais do que nunca, vamos exigir maior investimento na área e melhor reconhecimento dos profissionais da classe”, afirma Elaine Leoni, presidente do SEESP.
Equipe SEESP

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.