Governo decreta fim do estado de emergência da Covid-19

 Governo decreta fim do estado de emergência da Covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no domingo (17/4) o fim da emergência de saúde pública, que estava em vigor desde o início da pandemia de Covid-19, em fevereiro de 2020. Segundo especialistas, essa decisão é determinada pelo fator político e pressão do presidente Jair Bolsonaro e não pelos parâmetros de saúde. Inclusive, ele já havia anunciado que decretaria o fim da pandemia e pressionaria o Ministério da Saúde, sendo que apenas a OMS pode tomar essa decisão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) mantém cautela sobre o tema.

O fim do estado de emergência em saúde pública altera cerca de duas mil normas que estavam em vigor. O Ministro da Saúde afirmou que publicará uma portaria até o final dessa semana para formalizar a decisão. A partir dela será possível ter clareza sobre se alguma medida será mantida.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Elaine Leoni, afirma que “é precipitada esta medida. A pandemia ainda não acabou e precisamos de orientações claras sobre a continuidade de medidas sanitárias, como usar máscaras em locais fechados ou com aglomerações, continuar lavando as mãos com frequência e, principalmente, o afastamento das pessoas infectadas do trabalho”, afirma.

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.