Hospital de Base organiza recepção especial para voluntários em Dia Nacional do Doador

 Hospital de Base organiza recepção especial para voluntários em Dia Nacional do Doador

Foto: Arquivo/Famesp

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta terça-feira e o Hemonúcleo do Hospital de Base organiza uma recepção especial para voluntários.

Segundo o hemonúcleo do HB, o dia será de festa, com salão decorado e um lanche especial preparado para receber os convidados. Toda a equipe estará recepcionando os doadores.

A assistente social do Hemonúcleo, Valéria Coltri, explica que a unidade recebe por dia uma média de 60 voluntários. Por mês, são cerca de 1.300 pessoas aptas para doação. Mas, agora em dezembro, por conta das festas, sempre ocorre uma queda no número de doares e aumenta a necessidade de bolsas de sangue nos hospitais por ser um período com maiores índices de acidentes.

Apesar do estoque atual estar abastecido, Valéria explica que há sempre uma preocupação com os tipos sanguíneos negativos, por serem mais raros. Segundo ela, a estratégia para manter os estoques é enviar e-mails e correspondências aos doadores, convidando ao hemonúcleo.

Para doar sangue basta: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg e estar bem alimentado.

A unidade do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru é administrada pela Famesp e funciona dentro do Hospital de Base, na Rua Monsenhor Claro, 8-88. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

 

Fonte: 94FM