Palestras do II Simpósio Científico Internacional do SEESP serão disponibilizadas

 Palestras do II Simpósio Científico Internacional do SEESP serão disponibilizadas

O II SICI/SEESP (Simpósio Científico Internacional/SEESP) foi realizado de 13 a 15 de dezembro deste ano, promovido pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, ofereceu certificado aos 272 inscritos.

O Simpósio trouxe como tema central A importância do protagonismo da Enfermagem como transformador da realidade da profissão: uma outra Enfermagem é possível e foi realizado de forma virtual, com transmissão pelas plataformas Facebook e Youtube do Sindicato.

Foram três dias de debates muito produtivos, segundo a presidente da entidade, Elaine Leoni. “Pudemos conviver durantes três dias com especialistas que trataram dos mais diversos temas relacionados à Enfermagem, ao ensino, aos direitos ameaçados ou não respeitados dos profissionais. Isso nos fortalece e abre um caminho de esperanças para 2022”, afirma.

As palestras, debates e mesas redondas mobilizaram os inscritos que participaram com perguntas e comentários.

Outra boa notícia é que ao longo dos próximos dias, o SEESP irá disponibilizar os conteúdos nas suas redes sociais, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo das palestras.

Esses foram os temas tratados e que serão disponibilizados:

Palestra Magna Enfermagem e o segredo para alcançar uma carreira reconhecida e valorizada, com Talita Barbi, graduada e com residência em Pneumologia pela Unifesp; especialista em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente pelo Hospital Sírio-Libanês; cursando MBA de Gestão de Pessoas pela Esalq/USP. 

Atuou na área assistencial na Semi Intensiva do Hospital Sírio-Libanês por 10 anos e posteriormente como analista da Gestão de Risco, atualmente, trabalha com desenvolvimento humano, como Consultora de Carreira, levando a clareza do papel da Enfermagem e incentivando o raciocínio diante da valorização da categoria e do entendimento seguro ao paciente.

Debate O protagonismo da Enfermagem como transformador da realidade da profissão, com

Sonia Maria Alves, Enfermeira, diretora da ABEn Nacional, membro do Fórum Nacional de Entidades de Enfermagem, integra a equipe técnica da Reitoria da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Andressa Barcelos, Enfermeira, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren/ES)

Shirley Marshal Díaz Morales, Enfermeira, conselheira Nacional de Saúde, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe. Atua no Programa de Saúde da Família na Secretaria Municipal da Saúde de Nossa Senhora da Glória. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão pública e Programa da Saúde da Família.

Palestra O sentimento do profissional da Enfermagem frente à crise sanitária, com

Suderlan Sabino Leandro, doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília; mestre em Enfermagem na Atenção à Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba; especialista em Estratégia Saúde da Família. Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Experiência como enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e na gestão e organização de serviços de saúde. 

É docente da ESCS/FEPECS/SES; coordenador e professor do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário UDF. Atualmente, atua como apoio técnico da Coordenação de Apoio à Atenção Primária à Saúde e como coordenador do programa 

​Palestra Violência Laboral e adoecimento Mental dos trabalhadores.

Palestrante

Valdemir Vieira (MAFU), Enfermeiro, formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) (1998); pós-graduado em Enfermagem em Terapia Intensiva, Gestão de Saúde Pública, Saúde Mental e Psiquiatria, Anatomia e Patologia associados; pós-graduando em Atenção à Saúde da pessoa com sobrepeso e obesidade, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na linha de Políticas e Práticas em Álcool e Drogas no Departamento de Psiquiatria. 

Atualmente, é coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Lorena/SP e do Núcleo de Educação Permanente do mesmo município. Atua na docência na graduação de Enfermagem das Faculdades de Ciências Humanas do Estado de São Paulo, na cidade de Cruzeiro; e dos cursos de pós-graduação na Unifatea, em Lorena.

Palestra Residência de Enfermagem como estratégia de Formação

Dilene Fontinele Catunda Melo, doutora, Universidade Federal Ceará. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. 

Atualmente é docente das disciplinas Administração dos Serviços de Enfermagem, Bases Para o Processo de Cuidar em Enfermagem e Semiotécnica em Enfermagem; coordenadora de Pesquisa e Extensão do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste (FPO), em Crateús; coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho. 

Atua na Atenção Primária à Saúde, na localidade Venâncios, do município de Crateús/CE; atuou como preceptora de Núcleo Enfermagem na Residência Multiprofissional da Escola de Saúde Pública do Ceará, dos anos de 2015 a 2019. Pesquisadora com área de concentração: Saúde Coletiva, Auditoria e Gestão, Administração, Saúde Mental.

Luiz Humberto Vieri Piacezzi, graduado em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), foi residente do Programa de Residência em Urgência e Emergência pela Universidade Federal de São Paulo; tem mais de 20 anos de experiência em campo/assistência ao atendimento de emergência intra-hospitalar; possui mais de 10 anos de experiência em ensino, ex-professor da disciplina de Cuidados ao Paciente Crítico pela Universidade Nove de Julho. 

Desde 2016, é Enfermeiro de Apoio à Educação na Escola Paulista de Enfermagem (EPE), no Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico (DECC-UNIFESP), preceptor de Enfermagem do PROURGE (Programa de Residência Multiprofissional de Urgência e Emergência) da UNIFESP, membro do núcleo estruturante, atua como apoio à Coordenação do PROURGE. Mestrando pela EPE.

Palestra: Responsabilidade Civil, Criminal, Ética e Administrativa na atividade laboral do Enfermeiro, com

André Luiz Caetano, advogado, especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

Advogado da Federação Nacional dos Enfermeiros e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo. Tem atuação perante à Justiça do Trabalho, tribunais regionais do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e tribunais superiores (TST e STF).

Eloiza Sales Correia – graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Enfermagem do Trabalho e Auditoria em Serviços de Saúde pela FACISA, graduanda em Direito. 

Participou do 5º Congresso Mundial de Segurança do Paciente na Harvard Medical School; foi palestrante no BRICS Countries Nursing em Beijing, China (2017), presidente do Coren/DF (2007/2011), conselheira Federal do Cofen (2015/2018).

Mesa de debate: Migração da Enfermagem: verdades e mitos, com

Valéria Duarte Mapeli, Enfermeira graduada no Brasil, pós-graduada no Brasil em Unidade de Cuidados Intensivos, Enfermagem do Trabalho, Licenciatura em Enfermagem e Gestão em Saúde. Realizou equivalência em Portugal, concluído em janeiro/2021. Experiência profissional diversa em vários setores.

Roseli Muraro Ferri, mestre em Ciências: Liderança em Enfermagem, Capela Univesity Minneapolis

Flavius de Castro Nascimento, advogado, Enfermeiro Avançado pelo Conselho da Flórida. 

​ 

Palestra Competência para a Liderança na Enfermagem: desafios e conquistas

Palestrante:

Ariadne Fonseca – Possui graduação em Enfermagem, pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1986), mestrado em Enfermagem, pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e doutorado em Enfermagem, pela Universidade Federal de São Paulo (1999). 

Atualmente, é diretora científica do Boletim da Rede de Hospitais São Camilo e coordenadora de publicações do Centro de Simulação da Rede de Hospitais São Camilo – São Paulo; professora convidada da disciplina Simulação Realística como Metodologia de Ensino para a Prática de Enfermagem do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da USP Ribeirão Preto. 

Foi Presidente da ABEn-SP (gestão 2013/2016); tesoureira da Associação Brasileira de Simulação Realística (ABRASSIM) gestão 2010 a 2017. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em ensino de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, ensino aprendizagem, ensino de enfermagem, assistência de enfermagem, enfermagem neonatal, simulação realística e Assessoria em Ensino e Pesquisa. Pesquisadora da área de Educação.

Palestra Desastres naturais e não naturais: a importância das ações de enfermagem, com

Carlos Ignacio Morínigo – professor, doutor, pós-graduado em Neumologia, pela Universidad del Norte (2005); diplomado em Didática Superior, pela Universidade Americana (2008); diplomado em Administração Hospitalar, pela Universidad Iberoamericana (2014); pós-graduado em Broncoscopia Diagnóstica e Terapêutica, pela Universidade Nacional del Nordeste, Facultad de Medicina, Argentina (2014).

Sócio titular da Sociedad Paraguaya de Neumologia (2008); Médico de Planta Neumologia, Instituto Nacional de Enfermedades Respiratórias y Ambientales, Assunción (2008/2011); Chefe de urgências Instituto Nacional de Enfermedades Respiratórias y Ambientales, Assunción (2011/2013); Diretor Geral Instituto Nacional de Enfermedades Respiratórias y Ambientales, Assunción (2013/2015); Coordenador Médico Geral da visita do Papa Francisco ao Paraguai por designação oficial do governo nacional do Paraguai.

Hoje, é Decano de Ciências da Saúde, da Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA), desde 2014; assessor médico de Dirección de Coordinación de Hospitales Especializados, desde outubro de 2015.

Palestra A diversidade intra e extra enfermagem,  com

Nay Rodrigues Pereira – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Enfermagem, Graduate Student /Transgender Health+15. 

Enfermeira, formada pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Mestre em Ciências da Saúde pelo programa de pós-graduação em Enfermagem, na Universidade Federal de São Paulo, na linha de pesquisa Cuidado em Enfermagem e Saúde Coletiva.  Atualmente, matriculada na especialização em Gênero e Sexualidade na Educação da Universidade Federal da Bahia. 

Foi contemplada, em 2014, pelo Science without Borders UK – Programa Ciências Sem Fronteiras (CsF), com bolsa de estudos na School of Nursing, Midwifery, Social Work & Social Sciences – Mary Seacole Building na University of Salford, Manchester, Reino Unido (09/2014 – 09/2015). 

Tem experiência em pesquisas qualitativas e são suas áreas de interesse: enfermagem, saúde coletiva, feminismos, diversidade sexual, saúde de população LGBT, mais especificamente de lésbicas e de população trans. Atualmente, atua como enfermeira colaboradora no ambulatório do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa Trans Professor Roberto Farina, da Universidade Federal de São Paulo.

Fernanda Valerio Alves, pós-graduada em saúde pública, atualmente atua como Enfermeira de Estratégia da Saúde da Família, no município de Ubatuba.

Mulher trans, redesiganada heterossexual, ativista moderada.

Palestra: Discriminação e preconceitos contra as religiões de matrizes africanas no dia a dia da enfermagem, com

Juliana Fênix – Estilista, nascida e criada na Zona Leste de São Paulo. Vem de uma família de costureiras e sempre confecciona suas roupas. Em 2017, teve sua marca registrada. Foi a primeira estilista brasileira a mostrar que tecidos Ankara (tecido africano) podem ser usados para fazer roupas de alfaiataria, como ternos e vestidos de noiva.

Em 2017 teve tanto destaque que foi convidada a escrever sua biografia em uma coletânea de histórias femininas. O livro recebeu o título de Empreendedorismo Feminino e saiu pela Editora Gregory. Para o povo Preto, roupa não serve só para cobrir o corpo, ela conta a história de resistência dos seus ancestrais.

Atualmente, é coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Lorena/SP e do Núcleo de Educação Permanente do mesmo município. Atua na docência na graduação de Enfermagem das Faculdades de Ciências Humanas do Estado de São Paulo, na cidade de Cruzeiro; e dos cursos de pós-graduação na Unifatea, em Lorena.

Mesa redonda – Atuação de enfermagem no APH, com

Carla Cristina Silva Neves, enfermeira graduada pela Universidade do Grande ABC, com experiência em assistência e planejamento dos cuidados em Enfermagem (majoritariamente nos setores: pronto socorro, terapia intensiva, clínica médica, centro cirúrgico, central de material, APH); Enfermagem do Trabalho, com experiência em assistência, elaboração e planejamento de segmentos relacionados à área do trabalho, licenciatura para docência em Enfermagem em nível médio e superior (elaboração e planejamento de aulas), e em cursos rápidos e/ou aprimoramento de Basic Life Suport/BLS; primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar (APH), urgência e emergência;  emergencista com experiência de 12 anos no atendimento pré-hospitalar (SAMU).

Roberto de Oliveira Castro, presidente COBEEM (Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência 2015/2019); vice-Presidente COBEEM (2010/2014); mestrando em Ciências da Saúde FMABC (Faculdade de Medicina do ABC); especialista em Novas Tecnologias de Ensino Aprendizagem; Educação em Saúde (Uniítalo 2012/ 2009); especialista em Emergência; auditoria Serviços de Saúde (UNAERP 2005). Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Santanense de Ensino Superior (2003) e graduação em Enfermagem pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002).

Atualmente é funcionário – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Professor Tutor Disciplina de Emergência da Universidade Ítalo Brasileira; Professor Convidado de Pós-Graduação Universidade São Camilo, Faculdade Santa Bárbara, Coordenador Regional RUTE – Rede universitária de Telesaúde – SP/UERJ. 

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em atendimento pré-hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: emergência; pré-hospitalar; trauma e medicina e saúde, hipnose, enfermagem. Diretor CETEC (Centro Técnico de Educação Continuada), Consultoria/ Treinamento; Ambulatório Feridas; pós-graduando Estomaterapia, Faculdade de Medicina do ABC FMABC; membro pleno SOBEST; membro do Grupo Associativo Investigação Feridas – GAIF Portugal.

Bate papo:  A Dificuldade da formação de enfermeiros em tempos de pandemia, com

Livia Maria Rossato Romao, graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina; tem pós-graduação Lato Sensu em Saúde da Família, pela Universidade Federal de Minas Gerais; especialização Lato Senso em Formação Educacional para Enfermeiros, pela FIOCRUZ; mestrado Stricto Sensu em Meio Ambiente e Sustentabilidade, pelo Centro Universitário de Caratinga.

Experiência em Gestão de Unidades de Saúde – AMA, AME e ambulatórios, UBS e equipes de Saúde da Família. 

Atuação como coordenadora de equipe de Educação Corporativa no Grupo Fleury, participando da implantação de novos serviços em vários estados do Brasil e implantação de Universidade Corporativa no Rio de Janeiro; coordenadora dos cursos de graduação em Enfermagem, Tecnologia em Radiologia e Fisioterapia no Centro Universitário Braz Cubas; coordenadora de curso de pós-graduação presencial e EaD, no Centro Universitário Braz Cubas; docente de cursos de pós-graduação e conteudista para cursos na modalidade EaD.

16h30 – Palestra: Enfermagem como trabalho feminino, uma questão de gênero

Palestrante

Solange Caetano, possui graduação em Enfermagem, pela Universidade do Sagrado Coração (1988); especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica, pela Universidade da Cidade de São Paulo (1991); graduação em Direito, pela Universidade São Marcos (2007) – OAB-SP 373139.  É Mestre em Direitos Humanos em Direito Internacional, na Universidade Católica de Santos/SP. 

Atua no movimento sindical desde 1995. É Secretária Geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP); diretora de Formação da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE); coordenadora parlamentar do Fórum Nacional da Enfermagem, membro do Fórum Mercosul, membro da Internacional de Serviços Públicos (ISP) e do Global Nurses United (GNU).

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.