Pesquisa Perfil da Enfermagem conclui trabalho de coleta de dados em Rondônia

perfil-da-enfermagem

Com a participação do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia, a Pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” conclui o trabalho de coleta de dados no Estado. A Pesquisa foi lançada oficialmente em Porto Velho, em abril de 2012, e teve no decorrer destes meses um amplo desenvolvimento em todo o Estado, sendo realizada ampla divulgação, com visita as instituições de saúde e educação na capital e interior, entrega de questionários que foram enviados através dos correios aos profissionais selecionados na amostragem, pesquisa in loco durante os eventos promovidos pelo Coren-RO, bem como durante a realização dos cursos de capacitação (Enfro/Coren-RO), e aplicação de questionários aos profissionais de enfermagem nos seu local de trabalho em instituições de saúde, pública, privada, filantrópica e nas casas de saúde indígena.

O Coordenador Estadual da Pesquisa Perfil da Enfermagem, Conselheiro do Coren-RO, Diogo Nogueira do Casal, explica que os trabalhos estão sendo concluídos na sua fase de coleta de dados. O Conselheiro chama atenção para os profissionais de enfermagem que ainda estão com os questionários, que não deixem de atender a Pesquisa. Diogo agradece e parabeniza a participação dos profissionais que devolveram os questionários devidamente respondidos, contribuindo diretamente a ciência e o desenvolvimento da Enfermagem Rondoniense e Brasileira.
“Profissional de Enfermagem, se você recebeu o questionário e ainda não devolveu, solicitamos que entregue no Coren-RO, situado na rua Marechal Deodoro, nº 2621, Centro – Porto Velho, nas Subseções dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, ou envie pelo correio nesse endereço, até o dia 30 de abril, período que encerra essa fase da pesquisa”.
Importância da Pesquisa
A importância é absoluta, o estudo mostrará a realidade e necessidades da enfermagem nos aspectos econômico-sociais, formação profissional, mercado de trabalho, nível de satisfação no trabalho e servirá como ferramenta para alcance dos projetos de interesses da enfermagem e da gestão em saúde, contribuindo nesses aspectos para melhorar da profissão, nas relações institucionais e com a sociedade.
A coordenação geral da pesquisa está sob a responsabilidade da Dra Maria Helena Machado, da Fiocruz, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Sendo financiada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), tendo a participação da Federação Nacional de Enfermagem (FNE), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten) e do Ministério da Saúde.
Fonte: Ascom/Coren-RO

Imprensa

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *