PL do Piso Nacional da Enfermagem pode ser votado no Senado

 PL do Piso Nacional da Enfermagem pode ser votado no Senado

A campanha desenvolvida pela Fórum Nacional da Enfermagem composto entidades que representam a categoria começa a render frutos. Ontem, a imprensa noticiou que os líderes partidários manifestaram apoio à votação do Projeto de Lei (PL)  2.564/2020, que estabelece um Piso Salarial Nacional para esses profissionais de  sete salários mínimos para os enfermeiros. Pelo texto, os técnicos em enfermagem receberão pelo menos 70% e os auxiliares e parteiras 50% dos valores dos enfermeiros para uma jornada de 30 horas semanais. Segundo o líder da minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), este é o momento de valorizar essas categorias, “não só batendo palmas na janela”.

O Projeto continua em consulta pública e até o momento, temos 515.579 votos pela aprovação do projeto e apenas 2.512 pela rejeição, demonstrando amplo apoio da sociedade. É importante que os profissionais da Enfermagem votem pelo SIM nesta consulta no link https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=141900

A presidente do SEESP, Elaine Leoni, diz que os próximos dias serão decisivos para garantir a aprovação do Projeto de Lei. “Vamos continuar pressionando e mostrando aos senadores e à sociedade que a Enfermagem tem recebido muito pouco em comparação a tudo que ela oferece e ao significado que tem para os brasileiros no combate à pandemia de Covid-19.

Elaine ressalta que a pandemia apenas escancarou uma situação vivida pela Enfermagem há muitas décadas. “A remuneração sempre foi muito baixa comparada com médicos e com o tempo de trabalho desses profissionais. Um médico visita um paciente durante quinze minutos por dia. Quem cuida do paciente 24 horas no dia são os profissionais da Enfermagem”, afirma.

(Com Agência Senado)

Sindicato dos Enfermeiros

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *