Prefeitura abre concurso para obstetriz na rede

 Prefeitura abre concurso  para obstetriz na rede

O Diário Oficial da Cidade de sexta-feira, dia 4 de dezembro, publicou medida do prefeito Fernando Haddad (PT) que autoriza a abertura de concurso público para ingresso 20 profissionais no cargo de Analista de Saúde Obstetriz na rede de saúde municipal.

Trata-se do primeiro concurso para essa função e que vão atuar nas casas de parto e maternidades da Prefeitura. A inclusão do cargo de obstetrizes na rede é resultado da Lei 16.122 do executivo e que reestruturou os cargos de carreira dos profissionais da área da saúde aprovado pela Câmara Municipal no fim do ano passado.

A partir de pedido do movimento pelo parto humanizado, a vereadora Juliana Cardoso (PT) atuou para criar esse cargo na rede pública municipal. “É uma medida muito importante para ajudar no combate a epidemia de cesáreas no Brasil e na cidade. Esses profissionais vão contribuir para oferecer um atendimento humanizado e respeitoso às mulheres que moram na cidade de São Paulo”.

De acordo com dados Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) da cidade de São Paulo no ano passado o total de cesáreas na rede particular chegou a 85%, enquanto na rede pública ficou em 32%. O índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) não deve ser superior a 15%.

Fonte: Assessoria de Imprensa – vereadora Juliana Cardoso