Prêmio Anna Nery: SEESP encerra premiações deste ano com chave de ouro em Sorocaba

 Prêmio Anna Nery: SEESP encerra premiações deste ano com chave de ouro em Sorocaba

A cidade de Sorocaba foi palco do último Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery realizado neste ano. O evento, que tem como objetivo homenagear os profissionais, contando suas histórias e exaltando os seus excelentes desempenhos e paixão pela arte do cuidar, além de cobrar mais políticas públicas e reconhecimento da categoria, aconteceu na Câmara Municipal e foi mais uma vez produzido e realizado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP).

A solenidade teve novamente como mestre de cerimônia a diretora do SEESP, Elaine Leoni. Fizeram parte da mesa de abertura, o presidente da CUT-SP, Douglas Martins Izzo, o coordenador da CUT Sorocaba, Alexsandro F. Camargo, a diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Marilene Malaquias, o representante da Secretaria de Saúde de Sorocaba, Francisco Fernandes, o vereador e anfitrião do evento, Izidio Brito e a presidente do SEESP, Solange Caetano.

Entre as falas de reconhecimento da importância dos enfermeiros, ditas pelos componentes da mesa, o vereador Izidio declarou seu comprometimento com os trabalhadores e o apoio na construção e manutenção de leis municipais e políticas públicas em prol dos enfermeiros.

A presidente do SEESP, Solange Caetano, discursou sobre o quadro atual da Enfermagem no Estado de São Paulo, e também sobre a árdua batalha que o sindicato e a FNE, federação da qual também é presidente, acerca da regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais e foi ovacionada pelo público ao cobrar melhores condições para a categoria.

“Nós, enfermeiros, somos cerca de 64% dos profissionais da saúde, e os profissionais que mais ficam em contato com os pacientes, 24h por dia! É preciso que exista uma consciência da importância desta categoria, pois sem ela, não tem como existir uma saúde. O médico pode atender, prescrever tratamentos, mas quem cuida para que a saúde do paciente se restabeleça é o enfermeiro. Peço aqui ao vereador, que trabalhe intensamente nesta Casa para que os projetos em prol dos trabalhadores sejam aprovados e que novas ações sejam tomadas para garantir a qualidade no atendimento ao munícipe, principalmente com a valorização de quem cuida dos mesmos”, disse a Solange.

Solange aproveitou a ocasião para entregar ao vereador, três projetos: um dispõe sobre o assédio moral no âmbito da administração pública municipal direta, indireta, autarquias e fundações públicas que prevê a regulamentação do que de fato é o assédio e determina punições do assediador, outro sobre a questão da atenção à saúde do trabalhador de Enfermagem, e uma Moção de apelo à presidência da república para a urgente ratificação da convenção 149 – que dispõe sobre emprego, condições de trabalho e de vida do pessoal de enfermagem.

“É um trabalho de formiguinha. Sabemos que não se ratifica uma convenção da noite para o dia, mas precisamos unir forças. Além disso, precisamos urgentemente tomar ações para combater o assédio moral, afinal de contas, tirando a categoria dos bombeiros, somos os profissionais que mais sofrem com essa prática depreciativa. Não podemos ficar de braços cruzados. Peço que o vereador apresente esses projetos para que os mesmos possam ser aprovados o quanto antes”, disse Solange.

Mantendo a tradição da cerimônia, houve a apresentação de modelos vestindo uniformes da enfermagem de várias décadas, ajudando a ilustrar a história e evolução da profissão no país, e uma apresentação musical com a cantora Lúcia Aidamus, que presenteou a todos com uma belíssima versão da conhecida música “Nossa Senhora”, conhecida na voz de Roberto Carlos.

Após a entrega do prêmio aos mais de 20 enfermeiros (as), a própria presidente do SEESP, Solange Caetano foi pega de surpresa com uma belíssima homenagem realizada pela organização do evento. Sua luta pela causa da categoria e dedicação por melhores condições de trabalho para todos os enfermeiros e enfermeiras do Brasil e do mundo, uma vez que ela também é representante do Global Nurses United (GNU), foi reconhecida por todos os presentes, que fervorosamente aplaudiram sua atuação e história ao longo dos anos à frente das batalhas enfrentadas pelos profissionais.

“Encerramos esse período de premiações com chave de ouro. Foi muito gratificante ter realizado o último evento do ano aqui em Sorocaba, mostramos para os profissionais do município e proximidades que o sindicato, que representa a categoria, é uma entidade atuante e que não desiste dos objetivos. Espero que assim como eu fiquei emocionada ao receber a homenagem, todos os participantes possam ter se sentido especiais, tal como eles de fato são. Ano que vem voltaremos com mais atos solenes para homenagear os profissionais e cobrar no máximo de municípios possíveis, políticas públicas e reconhecimento da sociedade para a importância da Enfermagem”, enfatizou Solange Caetano.

Mesmo com uma chuva torrencial que caiu logo nos minutos que antecederam a abertura do evento, a casa estava cheia, e após as homenagens, todos puderam comemorar o sucesso da premiação em um belíssimo coquetel com música ao vivo, que aconteceu no mesmo lugar. Os presentes demostraram total satisfação com o formato do Ato de Outorga e se sentiram representados pelo sindicato.

A enfermeira Ana Paulo Batista Ramos, falou a nossa imprensa que como enfermeira se sentiu muito lisonjeada e motivada por ter participado do prêmio. “A organização do evento estava muito boa e é perceptível o cuidado que o sindicato teve em preparar esta homenagem para nós”, comentou a profissional que trabalha na unidade mista de saúde Laranjeiras e na penitenciaria Danilo Pinheiros.

“Sou formada há 30 anos em enfermagem e é a primeira vez que vejo um evento tão bonito como este, valorizando a enfermagem. Acho que isso é um estímulo para os outros enfermeiros, isto de fato valoriza a nossa classe”, comentou a enfermeira Aparecida Cristina Ribeiro De Souza Nogueira, do Ambulatório da Mulher e da Criança de Votorantim.

Já para Deise, que é auxiliar de enfermagem e veio conferir o Ato, achou que este tipo de ação dá muita ênfase ao trabalho da enfermagem. “Eu sinto que foi uma homenagem feita com carinho e com amor e que deixou todos felizes, pois sentimos a nossa profissão mais valorizada”.

“O evento foi gratificante, muito bonito e motivador. Valorizou nossa profissão. Eu pretendo terminar o meu curso técnico e me graduar em enfermagem” comentou Levi Rocha da Silva, cuidador de idosos e estudante do curso técnico de enfermagem da escola Irmã Dulce.

Neste ano, o SEESP realizou o prêmio Anna Nery nas cidades de Santos, Praia Grande, Mogi das Cruzes, São Jose do Rio Preto, Campinas, São Bernardo do Campo e Sorocaba, descentralizando a homenagem, anteriormente realizada com mais ênfase no município de São Paulo. Em todas as câmaras municipais das quais aconteceram o ato solene, o sindicato cobrou ações do município para garantir mais direitos aos trabalhadores e cobrou ações para garantir a qualidade do exercício da função do enfermeiro e reconhecimento da população da importância deste profissional para que exista uma saúde digna para todos.

Ao todo foram 230 homenageados desde maio deste ano, mês em que se comemora o dia dos enfermeiros e semana da enfermagem, da qual se inicia as ações e homenagens para a categoria.

Ampliamos nossas ações, fomos até cidades onde nunca antes tinha havido nenhum evento para a categoria, buscamos contemplar os enfermeiros das cidades satélites e os municípios vizinhos. Assim, queremos mostrar para os nossos companheiros de profissão que o SEESP está cada vez mais forte, mais atuante e lutando fortemente pelo interesse dos trabalhadores. Queremos que a categoria se aproxime do sindicato que os representam. A enfermagem é mais forte se nos unirmos pelos nossos objetivos”, completou Solange Caetano.

Aguardem as fotos do eventos!