Presidente do SEESP se reúne com representante do MTE para discutir o cumprimento da NR 32

 Presidente do SEESP se reúne com representante do MTE para discutir o cumprimento da NR 32

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e da Federação Nacional de Enfermagem, Solange Caetano, reuniu-se com o auditor fiscal da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São José dos Campos, Dr. Albino Sampaio, para discutir as longas jornadas de trabalho e as dobras de plantão dos profissionais de enfermagem e a parceria firmada entre FNE e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para cumprimento da NR 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde) nos estados.

Esta etapa dos debates dá prosseguimento à reunião realizada em Brasília no final de 2015. Ficou acordado começar o trabalho por São Paulo, que está em um estágio mais adiantado no debate e por ser a região com a maior concentração de trabalhadores e empregadores.  Solange falou com o Dr. Albino sobre o adoecimento acompanhado de afastamento dos enfermeiros por conta de estresse e síndrome de burnout (esgotamento físico e mental ligado à vida profissional).

Também foi conversado sobre assuntos relacionados a NR 32, como uso de adornos e mapa de risco, e sobre o cumprimento da NR 24, que trata da questão do vestiário, uniforme e local de descanso, que são temas que interessa muito a categoria, inclusive afetando a sua saúde.

O SEESP vai atuar de forma efetiva para garantir a implantação e o cumprimento da NR 32 principalmente no que tange a dobras de plantão e jornadas exaustivas, sempre pensando na saúde do trabalhador enfermeiro.

“Avalio que o encontro foi extremamente proveitoso e já estamos articulando uma outra reunião em São Paulo, na Superintendência Regional do Estado”, afirmou Solange.