Presidente Prudente presta homenagem aos enfermeiros e a presidente do SEESP
Na noite desta terça-feira (02), aconteceu na Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP) o Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery, tradicional premiação dada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) aos enfermeiros que se destacaram no último ano em sua região, indicado por instituições de saúde e universidades. Na mesma noite, a presidente do SEESP e da Federação Nacional dos Enfermeiros, Dra. Solange Caetano, recebeu o título de Cidadão Prudentina, reconhecimento da cidade pelos serviços prestados a favor da saúde que a presidente faz.
O evento teve início convidando representantes que compuseram a mesa de abertura, dentre eles, o presidente da Câmara Municipal, vereador Enio Perrone, vereador Demerson Dias, vereador Ivan Junior, Dra. Solange, entre outros representantes da cidade.
Homenagem a presidente
“Declaro aberta a presente sessão solene para a entrega do Título de “Cidadã Prudentina” a Excelentíssima Senhora Dra. Solange Aparecida Caetano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade prudentina.” Com esta frase dita pelo vereador Enio Perrone deu início a homenagem a presidente do SEESP e da FNE.
Primeiro, foi citada a enfermeira Anna Nery e foi feito o ritual da lamparina, com modelos representando a pioneira da enfermagem e a capitã enfermeira Olímpia de Araujo, brasileira que participou da segunda guerra mundial e que traz em suas mãos a tradicional lamparina, símbolo da enfermagem.
Na sequência, foram chamados os dez enfermeiros homenageados da noite, que foram agraciados pelo troféu Anna Nery, desenhado especialmente para as comemorações dos 30 anos do SEESP e um buquê de flores. “Acredito que ainda vai ter um dia que possamos homenagear a todos os enfermeiros da cidade. E isso vai acontecer através da nossa luta, para aprovar as 30 horas para todos os enfermeiros de Presidente Prudente, que merecem ter essa jornada, que é justa que dá qualidade de vida ao trabalhador, que permite a ele ter contato com sua família, ter tempo de lazer e saúde para cuidar daqueles que precisam de seus cuidados para também terem saúde”, disse Solange durante a homenagem.
Após a fala do vereador Demerson Dias, autor da Lei que instituiu a premiação no município, o vereador Ivan Itamar da Silva foi convidado para saudar Solange Caetano.
Solange ao discursar, lembrou de sua trajetória de luta e o carinho que tem por Presidente Prudente. “É uma honra sem limites receber o título de Cidadã Prudentina. Primeiro porque minha terra, Maringá, é muito próxima daqui. Em Prudente a gente se sente em casa, e hoje mais do que nunca.”
“Da minha família, dos cinco filhos, eu fui a única a consegui fazer uma faculdade, os demais tinham que lutar para sobreviver e não tinham como estudar. E minha mãe me deu, o que eu considero de mais precioso em minha vida, que é a enfermagem. Foi com essa profissão que eu consegui chegar aonde estou hoje”, recorda.
A luta pela jornada de 30 horas
A presidente também aproveitou para pedir aos vereadores presentes uma atenção maior aos direitos dos enfermeiros. “É possível dar uma jornada de 30 horas, por isso queremos abrir esse debate com os pré-candidatos a prefeitura de Presidente Prudente. Há muitas coisas que os vereadores também podem fazer para melhorar a qualidade de vida dos nossos profissionais. E nós, como Sindicato dos Enfermeiros, estamos dispostos a debater projetos de lei que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida dos profissionais que tanto dão de si para os cidadãos de Presidente Prudente e de outros municípios.”
No final, Solange lembrou da batalha que teve nos últimos meses e agradeceu o apoio e as homenagens que recebeu. “No último período eu estava afastada porque fui acometida por um câncer. Passei por um processo cirúrgico, fiz quimioterapia e radioterapia, mas graças a Deus venci e é por isso que me orgulho muito de estar aqui recebendo o título de Cidadã Prudentina, porque conquistei o direito de me curar e continuar trabalhando. Agora, estou conquistando o direito de ser Cidadã Prudentina. Muito obrigada aos vereadores, companheiros sindicalistas, enfermeiros e colegas de profissão e aos cidadãos e cidadãs prudentinas por esta homenagem, de coração.”