RDC nº 26 pode ser alterado para ampliação de número de pacientes por enfermeiro
No dia 17 de julho, o Ministério da Saúde e Anvisa se reunirão para verificar a alteração da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 26, de 11 de maio de 2012. A resolução amplia o número de pacientes por enfermeiro de oito para dez, além de retirar um técnico de enfermagem no turno.
A presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Marcia Krempel, afirma que a aprovação dessa normativa poderá acarretar prejuízos no atendimento, pois diminuirá a atenção dada a cada paciente.
Segundo estudos realizados em UTIs de quatro hospitais americanos, a segurança para o cuidado de cada paciente está associada diretamente ao tempo exigido de cada profissional. Portanto, o acréscimo de paciente por enfermeiro representa um risco de 28% a mais para eventos adversos.
Além do prejuízo com a saúde dos pacientes, os profissionais também são atingidos devido à carga de trabalho elevada. Distúrbios como a Síndrome de Bournout, que é o esgotamento físico e mental intenso, e o estresse são problemas sofridos pelo trabalhador da saúde submetido a isso.
Fonte: Cofen