SEESP denuncia mais um golpe no SUS
A Folha de São Paulo publicou, no último dia 27, uma matéria na qual a presidente Dilma Roussef estaria negociando com grandes empresas do setor privado de saúde estratégias para redução de impostos e ampliação de financiamento para infraestrutura hospitalar, com o objetivo de sanar as dívidas das Santas Casas. Tal medida permitiria um maior acesso da população a planos privados de saúde com melhor qualidade atendimento.
Além de afrontar o Art. 199 da Constituição Federal – que veda a destinação de recursos públicos como auxílio a instituições privadas -, essa negociação é um verdadeiro desrespeito com o Sistema Único de Saúde, o SUS.
“É inadmissível que o Governo permita que empresas privadas, que visam apenas o seu próprio lucro, tenha uma autonomia sobre a gestão pública de saúde. O acesso ao atendimento é um direito constitucional e um dever do Estado!”, repugna a presidente do SEESP, Elaine Leoni.
O SEESP é totalmente contrário a essa decisão e permanecerá atuando na luta pela manutenção do SUS de forma totalmente pública, igualitária e, principalmente, de qualidade. “O SUS já sofreu muitas derrotas, entre elas, a aprovação da Emenda Constitucional 29, que não obriga a destinação fixa de 10% da receita do Governo à saúde. Não podemos permitir mais esse desrespeito!”, reforça Elaine.
Equipe SEESP