SEESP, FNE e Fundacentro debatem adoecimento na Enfermagem

Na manhã de hoje, 22, Elaine Leoni, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, e Solange Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros reuniram-se com Pedro Tourinho, presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) visando estabelecer uma parceria para realizar estudo sobre o adoecimento dos profissionais de Enfermagem no Brasil.
Segundo a presidente do SEESP, Elaine Leoni, é grande a possibilidade de que esta parceria seja estabelecida e uma ampla pesquisa seja realizada. Para ela, é preciso demonstrar com números como a categoria está mais afetada por doenças e lesões, fruto de condições de trabalho inseguras e à exaustiva jornada de trabalho a que está submetida.
Na mesma linha, a presidente da FNE, Solange Caetano, avalia que a demonstração científica dessa realidade que já é percebida de forma empírica, na conversa com os profissionais, criará melhores condições para a formulação de políticas públicas. “Também nos dará elementos para estabelecer negociações coletivas mais fortes e para exigir do patronato mais apoio à saúde da Enfermagem, bem como será possível também discutir novas abordagens legislativas”, acredita.
O presidente da Fundacentro expressou seu apoio à ideia e comprometeu-se a compartilhar os detalhes da reunião com sua equipe técnica.
Nos próximos dias, as entidades deverão ter novidades a respeito do assunto que serão compartilhadas com a categoria.
Para as dirigentes sindicais, o SEESP e a FNE estão constantemente empenhados na luta pela dignidade no trabalho da categoria, buscando garantir que os profissionais da enfermagem possam exercer sua profissão com excelência.
Unidos somos fortes! Juntos, podemos conquistar melhores condições de trabalho e salários justos para todos os trabalhadores. Filie-se ao SEESP.