SEESP garante aumento salarial e benefícios para enfermeiros do Sinamge, Sindhosfil São Paulo e Vale do Paraíba

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) fechou as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) para os enfermeiros que laboram nas instituições representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge) e Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Sindhosfil) de São Paulo e Vale do Paraíba, com o aumento de 9% no salário e ganhos de extrema importância para a categoria.
Apesar que outras negociações de diversas categorias terem conseguido um aumento abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e os sindicatos patronais terem oferecido 8% de reajuste, o SEESP conseguiu 9%.
No caso do Sinamge, houve maiores benefícios na CCT, como o aumento do auxílio creche para empresas que não possuem creche própria ou convênio creche, com filho até seis anos de idade, por mês. Ficou proibida a contratação de enfermeiro “trainee” e o adicional de cargo de chefia de pelo menos 50%, em função da responsabilidade assumida.
Nas CCTs do Sindhosfil São Paulo e Vale do Paraíba, além do aumento de 9% no salário, o SEESP conseguiu nas novas CCTs que as instituições entreguem aos enfermeiros o extrato mensal do banco de horas. “Nós debatemos a cláusula do banco de horas e pedimos para diminuir a compensação para 6 meses”, explica a presidente do SEESP, dra. Solange Caetano. “Conseguimos incluir os extratos, mas não a diminuição de banco de horas, mas iremos continuar discutindo esta cláusula.”
Outra reivindicação, esta uma solicitação dos profissionais, foi debatida e aceita pelo sindicato patronal, que é a Contribuição Assistencial, em que os enfermeiros viam como um prejuízo por causa do desconto feito em folha de pagamento anualmente. Tendo em vista a crise que o país enfrenta e as decisões vindas do Governo Federal que podem afetar os direitos de todos os profissionais, o Sindicato decidiu apresentar a proposta de retirar a Contribuição da CCT. Com isso, não há mais a necessidade da entrega da carta de oposição na sede da Entidade.
“Esse benefício conquistado é uma vitória da categoria e mostra que a entidade está ao lado dos enfermeiros, buscando sempre o melhor para o profissional”, finaliza Solange.
O SEESP continua em negociação de outras Convenções Coletivas a serem finalizadas pelo estado de São Paulo, buscando sempre um salário justo para os enfermeiros e benefícios que garantam sua qualidade de vida.