SEESP marca presença na 21ª Conferência Municipal da Saúde

 SEESP marca presença na 21ª Conferência Municipal da Saúde

Ivonildes Ferreira, Diretora de  Assuntos de Aposentados do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, participou da organização da 21ª Conferência Municipal da Saúde, Etapa da 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e da 17ª Conferência Nacional de Saúde, contando com a participação da Diretora da pasta Mulher Trabalhadora, Ana Firmino, no evento. O tema deste ano é: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia — Amanhã vai ser outro dia”

No ato de abertura, estiveram presentes secretários e conselheiros municipais, estaduais e nacionais, especialista da saúde, além de membros da Secretaria do Tribunal de Contas, Secretários executivos especializados em saúde pública. Essa diversidade de participantes possibilitou amplo debate, com uma abordagem holística da situação da saúde no país.

Foi enfatizada a importância da democracia e o papel fundamental dos profissionais da área na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando diretrizes e propostas de melhorias em prol da vida.

Houve a apresentação da temática dos acidentes de trabalho. Conforme dados divulgados em maio de 2023 pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o setor de atendimento hospitalar apresentou o maior número de acidentes, com 392 mil notificações envolvendo trabalhadores.

No decorrer, foi evidenciada a importância de destinar recursos financeiros para a área da saúde como fator determinante no desenvolvimento da assistência à população. Além disso, destacou-se o impacto físico e emocional causado pela pandemia da COVID-19, principalmente a aqueles que estavam na linha de frente, conforme os enfermeiros e enfermeiras que estavam presentes.

Durante a conferência, foi realizada homenagem póstuma ao Dr. Deodato Rodrigues Alves, que foi membro do Grupo Técnico de Trabalho Sênior do Conselho Regional de Farmácias (CRF-SP), em reconhecimento à sua trajetória exemplar na área de saúde e sua contribuição para a assistência à população.

A palestra Magna foi feita pela Lenir Santos, Doutora em saúde coletiva — Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP e Especialista em direito sanitário — Universidade de São Paulo — USP, no qual enfatizou que saúde não é benefício, mas sim, direito.  “O tema desta 21ª Conferência Municipal é uma mensagem de esperança: apesar das dificuldades individuais e coletivas, sempre haverá um novo amanhã. Visando alcançarmos esse futuro melhor, precisamos aprender com os erros do passado. Sem compreendermos a trajetória de 34 anos do SUS, não teremos compreensão completa de suas constituições cidadãs, reforma sanitária e conquistas futuras.”. Declarou Santos.

O SEESP se dedica a defender o SUS com a finalidade poder atender às necessidades de todos os cidadãos em todos os níveis de assistência. A saúde deve ser vista em dimensão coletiva, e a diretora do SEESP, Ivonildes Ferreira, afirma: “A Conferência Municipal de Saúde é um importante espaço de participação da sociedade na construção de políticas públicas. Seu objetivo é promover a construção do sistema de saúde mais justo, inclusivo e acessível a toda população”.

No final do primeiro dia do evento, o regimento interno foi lido ao público, permitindo que eles expressassem opiniões e esclarecessem dúvidas.

Juntos, somos mais fortes! Filie-se ao seu Sindicato!

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.