SEESP participa de apresentação pública do projeto que trará 30 horas para enfermeiros de Cubatão

 SEESP participa de apresentação pública do projeto que trará 30 horas para enfermeiros de Cubatão

Na última quarta-feira (24), a prefeita do município de Cubatão, Marcia Rosa, apresentou ao Legislativo o projeto de lei que propõe a redução da jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para 30 horas semanais, com a proposta de expansão também para outras categorias como nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos.

A diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e coordenadora da subsede da CUT Baixada Santista, Anuska Scnheider, e a assessora do SEESP, Odézia Rodrigues, estiveram presentes durante a atividade reforçando que essa luta é das entidades sindicais há anos, e que já foi conquistada em outros municípios, como Agudos e Bauru. “A jornada é uma defesa da entidade trabalhista, afinal de contas, é o Sindicato quem negocia as cargas horárias nas Convenções Coletivas de Trabalho enquanto não há uma regulamentação em âmbito legislativo”, comentou Anuska.

No auditório do Bloco Cultural do Paço Municipal, Anuska também lembrou que “é importante que haja orientadores ajudando os profissionais de saúde nos seus locais de trabalho, de forma a aliviar a pressão que sofrem diariamente”.

O SEESP tem atuado fortemente em todos os municípios que conquista um espaço nas Câmaras e Prefeituras para debater sobre as 30 horas, carga horária preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por entender que a atuação dos profissionais de Enfermagem exige um descanso mental e físico adequado para exercer a função.

Na terça-feira (01), o projeto de lei será apresentado aos vereadores de Cubatão e o SEESP marcará presença novamente. “Os trabalhadores que puderem comparecer fortalecerão ainda mais a nossa luta”, finalizou.


AtIM6bxM8fPOeHYSG-xss_bzEAGO5wyA4sbXONUSOOQQ
ApWVxE5bAT2o2W_NCldl8YvRG3i9o5Umj6exBcsv9Wec