SEESP realiza homenagem ao Dia do Enfermeiro
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) realizou, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), o já tradicional ato solene em homenagem ao Dia do Enfermeiro e a Semana da Enfermagem, comemorados em maio.
Com o auditório Franco Montoro lotado, o evento contou com a participação de enfermeiros da Capital, Grande ABC, interior e litoral de São Paulo, além da mesa formada pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP), Adi Santos Lima, o conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), Luciano Silva, os deputados estaduais Marcos Martins (PT-SP), Itamar Borges (PMDB-SP) e Leci Brandão (PCdoB-SP) e pela presidente do SEESP, Elaine Leoni.
Em discurso unânime ficou reforçada a importância que os profissionais de enfermagem tem na sociedade e, principalmente, no atendimento a saúde com todas as suas especificidades. Os representantes lembraram a questão da sobrecarga de trabalho em consequência do acúmulo de plantões em dois, três hospitais e a necessidade de respeitar as demandas apresentadas pela categoria, em especial a aprovação do PL 2295/00, que regulamenta a jornada de trabalho em 30 horas semanais.
“Essa homenagem é mais que um evento comemorativo, é um ato político que reforça para a categoria a importância da união na luta por seus direitos. Todos reconhecem o nosso papel, porém, é preciso fazer mais. Exigir condições dignas de trabalho não é uma simples exigência, é um direito que temos enquanto trabalhadores”, citou Elaine.
Após lançamento do vídeo institucional da entidade, parlamentares favoráveis a aprovação do PL 2295/00 e enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem engajados na causa foram homenageados com o prêmio Ana Nery – Amigo da Enfermagem entregues pelas mãos da Diretoria do SEESP e pela deputada Leci Brandão.
O evento ainda contou com a apresentação do Menestrel, que recitou o poema Um Dia Você Aprende, de William Shakespeare.