SEESP vai ao MPT contra a Santa Casa de Cunha

 SEESP vai ao MPT contra a Santa Casa de Cunha

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo ingressou com pedido de mediação do Ministério Público do Trabalho contra a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Cunha.

A falta de profissionais suficientes para dar assistência à população acarreta a sobrecarga de trabalho aos enfermeiros, tanto nos plantões diurnos como noturnos, conforme relatos dos profissionais que laboram na Santa Casa de Cunha. Segundo eles, muitas vezes ficam apenas um enfermeiro e um técnico de enfermagem para atender os pacientes de todo o hospital.

O desrespeito à escala de dimensionamento dos profissionais enfermeiros tem sido verificado constantemente pelo SEESP. Em todos os casos, a entidade tem tomado providências. “Sabemos que os profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate à covid -19, não medem esforços no desempenho das funções, porém não podemos aceitar que neste momento tão difícil os hospitais não cumpram com sua obrigação de garantir a quantidade correta de profissionais. A sobrecarga de trabalho, além de ser um problema trabalhista, expõe os profissionais a erros e imperícias, pois quanto mais cansado estiver um enfermeiro, maior a chance de acontecer iatrogênias”, afirma a presidente do SEESP, Elaine Leoni.

Essa situação coloca em risco não só o profissional, mas também o usuário/paciente. O Sindicato solicitou que a Santa Casa apresente a escala de trabalho, comprovando que possui a quantidade necessária de profissionais enfermeiros para o desenvolvimento seguros dos plantões. E, caso não tenha, que apresente proposta para imediata regularização.

A petição informa ao Ministério Público que a Santa Casa de Cunha recebe recursos públicos do município, razão pela qual torna-se mais urgente a intervenção do Ministério Público do Trabalho.

Estamos de olho! Por sua vida, por você Enfermeiro! Juntos somos mais fortes!!

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.