Sindicato e Beneficência Portuguesa de São Paulo reúnem-se para tratar de jornada de trabalho dos enfermeiros

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) esteve nesta quinta-feira (13) no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo para mais uma assembleia que está sendo feita com todos os enfermeiros da instituição para tratar da jornada de trabalho dos profissionais. Representando o SEESP estava o diretor Péricles Batista e a advogada Gisele Costa.
Veio a conhecimento do Ministério Público do Trabalho que os funcionários do Hospital Beneficência estavam fazendo jornada de 8 horas seguidas sem pausa para descanso. Com isso, foi solicitado ao SEESP e ao departamento pessoal da instituição apresentar uma proposta de jornada melhor para a categoria.
O SEESP está realizando assembleias em todos os horários, explicando as mudanças. Esta foi a terceira reunião de um total de dez que serão feitas com todos os turnos, já que a instituição tem em seu quadro mais de 700 enfermeiros.
Recebidos pelo Gerente de Recursos Humanos e Relações Sindicais, Roberto Carlos Furtado, os representantes do SEESP apresentaram uma proposta de jornada, ouviu os enfermeiros e sanou algumas dúvidas.
“A jornada que é feita hoje, de 8 horas seguidas sem um horário de descanso é condenada pelo Ministério Público e pelo Sindicato também, já que deixa o profissional em um estágio de grande cansaço, o que pode ocasionar em acidentes graves. Por isso há a necessidade de adequarmos para uma carga horária que satisfaça o enfermeiro”, afirmou Péricles. “O SEESP conseguiu alterar a carga horária de 220 horas para 180 horas sem diminuição de salário, o que é uma grande vitória. Agora precisamos, juntamente com os profissionais do Hospital Beneficência Portuguesa, adequar o horário diário.”
Em breve uma nova reunião será feita pelo SEESP.