Sindicato visita Hospital São Paulo para tratar das condições de trabalho dos enfermeiros

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) esteve na tarde desta quarta-feira (05) reunido no Hospital São Paulo para conversar com a professora doutora Angélica Belasco, diretora de enfermagem da instituição. Participou dessa reunião, representando o Sindicato e sua presidente, Solange Caetano, o diretor Péricles Batista, acompanhado da advogada Gisele Costa.
O motivo da visita do SEESP ao Hospital foi para discutir as condições de trabalho dos enfermeiros, após a instituição ter tomado a medida de reduzir pela metade o número de atendimentos no pronto-socorro, limitando a casos urgentes e emergentes, e o sindicato ter recebido denúncia que os profissionais estavam sendo obrigados a dispensar os paciente, o que preocupou ainda mais a direção, visto que caso acontecesse algo com o usuário, o profissional pode ser responsabilizado. Lembrando que cabe aos enfermeiros realizarem a classificação de risco e encaminhar o paciente ao atendimento e que o ato de dispensa do mesmo só pode ser feito pelo médico.
“Foi conversado com a Diretora de enfermagem que o enfermeiro não pode, de forma alguma, dispensar o paciente, podendo inclusive responder eticamente em casos extremos”, salientou Péricles.
“Já solicitamos reunião com a administração do SPDM com o objetivo de discutir melhorias nas condições de trabalho dos profissionais para que possam prestar assistência com mais qualidade, uma vez que hoje os mesmos se encontram sobrecarregados e sem os materiais necessários para desenvolver suas atividades”, afirmou a presidente Solange Caetano.