Sindicatos da saúde preparam pauta salarial conjunta

 Sindicatos da saúde preparam pauta salarial conjunta

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo participou, no dia 29, de uma reunião com sindicatos da área da saúde para debater a pauta de reivindicações a ser levada para o Sindhosfil – Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo. Além do SEESP, presentes os sindicatos dos médicos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, enfermeiros, Sindsaúde-abc, Sindsaudesp e sindcomunitarios.

A proposta aprovada na reunião ainda não é definitiva e a categoria pode nos enviar sugestões para inclusão na pauta de reivindicações.

Veja o que a reunião definiu para reivindicar como pauta mínima:

– Reajuste: Inflação + 5%; (data base de maio: 7,6%+5%= 11,6%, Julho 8,9%+5%=13,9%);

– Remuneração integral em caso de COVID-19 para CLT e PJs (mantendo todas as gratificações);

– Licença maternidade 6 meses;

– Mínimo 2 folgas mensais na escala 12 x 36;

– Combate à desigualdade salarial entre mulheres e homens;

– Insalubridade: dobrar o valor da base de cálculo;

– Insalubridade: cobrar valor de 40% para quem está lidando diretamente com pacientes COVID-19, em atendimento de PS, laboratório, covidário clínico e UTI. Fixar esses valores para casos de pandemias;

– Proposta de estabilidade permanente por doença de trabalho;

– Banco de horas com hora dobrada;

– Proposta de VR de 600 reais;

– Proposta de garantir a ultratividade da convenção;

– Garantir o livre acesso dos dirigentes sindicais aos locais de trabalho para comunicação com a categoria;

– Feriado da categoria;

O SEESP ainda pretende incluir na pauta conjunta:

– Bonificação de COVID-19 – 500 reais

– Atendimento em saúde mental para os trabalhadores da saúde (vinculado ao ponto da insalubridade)

– Modificar o auxílio creche: ampliar para homens e mulheres que tiverem filhos, além de incluir quem possui a guarda da criança.

– Homologação no sindicato

Na próxima reunião os sindicatos vão avaliar o andamento das demais convenções, unificação da data-base e comparar a proposta das entidades com a proposta do Sindhosfil.

A presidente do SEESP, Eliane Leoni, conclama a categoria a entrar na luta para garantir as reivindicações da campanha salarial. “O SEESP sempre lutou por melhores condições de trabalho, por cláusulas financeiras e sócias benéficas nas convenções coletivas de trabalho, nunca paramos. Mas a participação da categoria, mobilizada, é que pode manter e ampliar os direitos conquistados. Unidos, vamos garantir os direitos da categoria nesse mundo do trabalho que se altera todos os dias e que cada vez mais tenta retirar direitos dos trabalhadores e precarizar as relações de trabalho; é só ver os ataques que sofremos, as longas jornadas e as condições de trabalho deterioriadas”, afirma.

Elaine Leoni ressalta que, para manter o sistema de saúde sustentável, é preciso fortalecer o sindicato. “Para que consigamos avançar ainda mais, é necessário que você, Enfermeiro, contribua para manter a única instituição que tem a prerrogativa na lei de defender, pleitear e manter os direitos da categoria no mundo do trabalho. Unidos mantemos os sistemas de saúde com empregabilidade sustentável e juntos, somos mais fortes!”, diz a presidente.

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.