Solange Caetano fala sobre a saúde do trabalhador em seminário dos Condutores de ambulância

 Solange Caetano fala sobre a saúde do trabalhador em seminário dos Condutores de ambulância

Sucesso e união marcam 4º Seminário Nacional dos Condutores de Ambulância, em Santa Catarina

Em solo catarinense foi realizado um dos principais eventos de nossa categoria, a quarta edição de nosso seminário nacional. Tal como os Guaranis, Tupiniquins e Tupinambás, que estiveram presentes e unidos nos extremos do Brasil, de Barés, Potiguares a Gaúchos, marcando a história em terras de barrigas-verdes. Que fique registrado que em 2014, a exemplo das tribos brasileiras que se fazem presentes em todo o território nacional, a união dos condutores de ambulância do Brasil foi contemplada.

Sucesso é a melhor palavra para definir o 4º Seminário Nacional dos Condutores de Ambulância, realizado em Santa Catarina, durante os dias 18, 19 e 20 de setembro. O encontro contou com representantes de diversos estados nacionais e a Abramca – Associação Brasileira dos Motoristas e Condutores de Ambulância gostaria de agradecer a todos que se esforçaram para estar presente, independentemente das dificuldades e da distância.

Guiados pelo tema: “A união é fundamental”, acreditamos que abordamos o assunto com louvor e que todos os companheiros representantes de diferentes estados brasileiros tiveram a oportunidade de sair deste evento motivados, com muitas informações e metas a cumprir e, acima de tudo, fortalecidos com o desejo de unir a categoria mais do que nunca em seus respectivos estados.

Presenças e apresentações

Além da presença de nossos representantes, a Abramca também gostaria de agradecer a participação de algumas pessoas que ajudaram a enriquecer nosso evento com suas palestras. Entre elas está Solange Caetano, presidente da FNE – Federação Nacional dos Enfermeiros, que, com sua experiência, deixou o evento ainda mais valioso. Ela pôde levar seus conhecimentos técnicos a respeito de como está a vida do condutor de ambulância. Em seu conteúdo voltado para a saúde do trabalhador e seus problemas, deu informações e sugestões para melhorar a qualidade da saúde em nosso dia a dia. Fora isso, Solange colocou-se à disposição para lutar junto de nossa categoria, pois como ela disse, “somos uma equipe e devemos estar unidos em busca de melhorias.”

Também saudamos ao dr. Renato Purchio, empresário e proprietário da APS, que apresentou informações técnicas sobre tecnologia e ética, além de demonstrar a responsabilidade que o empresário e os gestores devem ter para com a categoria. Ele também é a maior prova de que a categoria não deve ter receios em dialogar com o patrão, afinal a harmonia destas duas peças é fundamental para a excelência do pronto atendimento do País.

Dr. Antonio Onimaru, como sempre, um eterno e amigo companheiro dos condutores de ambulância. Além de ser um dos responsáveis do processo educacional do Instituto Onofre Santo Agostini, já há anos vem arregaçando as mangas para ajudar na criação de uma profissão digna e qualificada. Onimaru também colaborou incansavelmente para que este seminário fosse realizado e proporcionou momentos de reflexão, explanando sobre administração de Conflitos e Resiliência e Fisiopatologia do Transporte de Ambulância, um tema tão importante e que fará parte de nosso futuro educacional.

Agradecimento à Silmara Xavier, diretora Pedagógica da Abramca, que também é responsável pelo processo educacional e que além de explicar como será direcionado o instituto Onofre, também presenteou os participantes do seminário com uma palestra de interação psicopedagógica muito interessante para a categoria. “Sabemos que com o conhecimento da diretora Silmara, teremos um futuro educacional diferenciado, específico e único por meio de nosso instituto, alçando a excelência na qualificação dos condutores de ambulância deste país”, analisou Alex Douglas, presidente da Abramca.

Outro que contemplamos é Aparecido Donizete, representante da Cut Nacional, que palestrou sobre “A Cut e seus princípios”. E, além de colocar a central sindical à disposição, enviou um ofício de orientação a todas as Cuts estaduais para que abracem os condutores de ambulância. “Entendemos que nossa categoria além de ser diferenciada pela própria essência, somos os únicos unidos nos 27 estados brasileiros e queremos continuar com essa união sendo representado por uma única central sindical. É nós escolhemos a Cut para isso”, completou Alex Douglas.

A Cut também foi representada pelo Sr. Balduino, o “Babu”, que em uma grande apresentação mostrou aos convidados como surgiu o movimento sindical, nos dando uma prévia da formação sindical que foi explanado em sua palestra sob a égide: “A estrutura sindical Brasileira”.

Eterno agradecimento

Como não poderia ser diferente, gostaríamos de agradecer eternamente ao “Pai dos condutores de ambulância do Brasil” Onofre Santo Agostini, que também esteve presente em nosso seminário, realizado em seu território. Ele foi homenageado por todos os estados por conta de toda sua luta por nossa categoria. Como diz a placa entregue a ele: “Onofre com você nunca duvidamos”, isso reflete o sentimento de agradecimento nacional de nossa categoria.

A este simples e gigante catarinense que tatuou sua marca em nossos corações, tal como, Ayrton Senna foi para a Fórmula 1, Pelé foi para o Futebol, Alberto Santos Dumont foi para a Aviação; nós temos o Onofre Santo Agostini para o condutor de ambulância. Neste seminário, ele foi imortalizado recebendo o seu nome no Instituto Nacional de Educação de nossa categoria.

Além dos palestrantes, gostaríamos de agradecer à sra. Célia Regina Costa, secretária-geral da CNTSS, ao sr. Vilmar Osovsky, da Cut-SC; ao sr. Vanderlei Agostini, que luta em prol da categoria no estado de Santa Catarina; e ao sr. Valdir Colatto, Deputado Federal de Santa Catarina, que luta pela categoria no congresso nacional.

Devemos registrar ainda a apresentação do Sr. Fernando Amaral, da HRD Seguros, que mostrou um seguro de vida único e especial para os condutores de ambulância do Brasil, sendo aplaudido por todos os representantes dos estados. Também contamos com a participação do Sr. Marcelino França, da Direta Sistemas, que demonstrou sua ferramenta que será muito útil na gestão e organização da estrutura sindical.

“Quero agradecer o apoio de todos os colaboradores e em especial da presença dos 27 representantes de todos meus irmãos condutores de ambulância deste país. Este seminário foi feito com muito carinho na esperança de que as informações abordadas sejam de fato algo que irá valorizar a nossa profissão. Somente por meio de ações legítimas e democráticas é que conquistaremos nossos objetivos e o 4º Seminário Nacional provou isso! Deixo meus sinceros agradecimentos e estarei sempre à disposição para lutar por todos aqueles que lutam pelo condutor de ambulância, esses terão meu respeito”, finaliza Alex Douglas.

Material dos Palestrantes:
Dr. Renato Purchio | Tecnologia e Ética (clique aqui)
Dr. Antonio Onimaru | Administração de Conflitos e Resiliência (clique aqui)
Dr. Antonio Onimaru | Fisiopatologia do Transporte de Ambulância (clique aqui)
Solange Caetano | A Saúde do Trabalhador e seus Problemas (clique aqui)
Sr. Balduíno “Babú” | A Estrutura Sindical Brasileira (clique aqui)

Rafael Mendonça
Jornalista da Abramca – Pela vida

Fonte: Abramca