Vereador de Matão (SP) repudia fala de ministro da Saúde

 Vereador de Matão (SP) repudia fala de ministro da Saúde

No último dia 21 de agosto o vereador do município de Matão, Aparecido do Carmo de Souza (PT), requereu uma moção de repúdio contra o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pela afirmação feita em 24 de junho na cidade de Ponta Grossa.

O ministro na ocasião afirmou que “Se tivemos locais em que os médicos brasileiros não queiram ir, teremos lá um médico cubano. É melhor um médico cubano do que um farmacêutico ou a benzedeira para atender a população.” Com isso, o vereador Aparecido Carmo abriu na Câmara Municipal de Matão a moção de repúdio, sendo embasado pelo posicionamento contrário feito pelo Conselho Regional de Saúde.

Defendemos um modelo de atenção à saúde que assegure os princípios do SUS de Universalidade, Integralidade e Equidade, com equipes multiprofissionais valorizando isonomicamente os diversos saberes dos diferentes trabalhadores e trabalhadoras da saúde, que promova autonomia do cidadão, e assegure, de forma resolutiva, as necessidades de saúde da população”, diz o documento apresentado.

Tendo em vista o infeliz comentário do ministro, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) apoia a decisão do vereador Aparecido do Carmo de Souza e repudia qualquer ato que diminua a importância de todo profissional que se abdica a cuidar da saúde da população brasileira.