Vereador Ronaldo Moschini da cidade de Piracicaba visita sede do SEESP

Na manhã desta sexta-feira (17), o Vereador do Município de Piracicaba, Dr. Ronaldo Moshini visitou a sede do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), na capital paulistana, para participar de uma reunião com a presidente da entidade, Solange Caetano.
O vereador aproveitou a ocasião para entregar uma moção de apoio da Câmara Municipal de Piracicaba sobre o apelo à Presidência da República para urgente ratificação da convenção 149 da OIT (organização Internacional do Trabalho), em resposta ao pedido de apoio feito pela presidente do SEESP, que visa reconhecer o importante papel dos profissionais de Enfermagem na assistência à saúde, além de desenvolver melhorias nas condições de trabalho e regulamentação de itens como: repouso semanal, licença para educação, segurança social, entre outros.
Moschini também debateu sobre a NR32, que é uma Norma Regulamentadora, que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e saúde dos trabalhadores que da assistência à saúde em geral.
No mês de maio deste ano, em uma homenagem ao dia do enfermeiro que foi realizada no centro de Piracicaba, a presidente do SEESP entregou nas mãos do vereador um Projeto de Lei que cria uma comissão municipal que fiscaliza o cumprimento da NR 32 e que debata as condições de trabalho dos profissionais, formada por um gestor, um representante sindical, dois enfermeiros, um técnico de enfermagem e um auxiliar de enfermagem, sendo que o gestor será designado pelo empregador e os demais integrantes serão eleitos entre os trabalhadores da instituição.
“O vereador Ronaldo Moshini solicitou pareceres sobre a constitucionalidade da NR32 para poder apresentar na Câmara dos Vereadores e com isso ajudar a mostrar a importância da criação desta comissão. Por este motivo, nos comprometemos a enviar um levantamento de outras regiões das quais a Norma Regulamentadora já está sendo seguida e fiscalizada, para servir de parâmetro”, comentou Solange Caetano.
Segundo pesquisa apresentada neste ano ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Metodista de Piracicaba e CEREST, a cidade conta com 103 serviços de saúde que vem enfrentando sérios problemas com absenteísmo e rotatividades dos profissionais. Uma das maiores reclamações por parte dos trabalhadores é a sobrecarga de trabalho, acidentes laborais e adoecimento.
“A finalidade da NR 32, que demorou 20 anos para ser construída e legalizada através de portaria do ministério do trabalho, é justamente proteger a saúde aos profissionais trazendo grandes benefícios também para os munícipes, pois se cria um ambiente de saúde mais seguro, locais melhores equipados, com menos absenteísmo e rotatividade dos profissionais. Tudo isso acaba refletindo em uma melhor assistência aos pacientes”, comentou a presidente do SEESP.
Outro ponto fundamental que marcou a visita do político na sede do sindicato, foi a articulação para a implantação da jornada de trabalho em 30 horas semanais para os enfermeiros do município. Além disso, surgiu a possibilidade de se realizar uma audiência com o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato dos Santos, para apresentar as reivindicações da categoria e as lutas pelas quais o SEESP vem batalhando.
“A visita do Vereador foi de extrema importância para estreitarmos as relações com o Município e conseguirmos mostrar a importância de se valorizar os enfermeiros. Tenho certeza que ele é um grande aliado na luta para que seja criada uma comissão que disponha sobre a atenção à saúde ocupacional dos profissionais de enfermagem e fiscalização da NR 32 na cidade, e outras causas da categoria, como: a jornada de trabalho em 30 horas semanais e o combate ao assédio moral”, completou Solange.