Vitória da Saúde! Congresso mantêm os vetos do Ato Médico!

Em sessão conturbada, o Congresso discutiu ontem (20/08) os dez vetos da Lei do Ato Médico, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 11 de julho.
Representantes de todo o Brasil das categorias da saúde afetadas pelo texto original estiveram presentes durante todo o dia no salão verde e tomaram as galerias realizando manifestações pela manutenção dos vetos que garantem a autonomia nas atividades de cada profissão sem a obrigatoriedade de subordinação ou dependência de um profissional médico.
De acordo com o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), o Ato Médico teve 40 votos a favor dos vetos e 30 contra*.
Com isso ganha o SUS e o povo brasileiro que continuara contando com uma assistência integral e multidisciplinar.
“A enfermagem conquistou mais essa batalha! É uma vitória para a saúde e para a população! Nós mobilizamos trabalhadores de todo o país. Unimos forças das entidades representativas e mostramos que nossa profissão é capaz para exercer um atendimento de saúde com exímia qualidade. A manutenção dos vetos foi uma demonstração de respeito, mas chegar até aqui não foi fácil”, cita Solange Caetano, diretora de Comunicação e Imprensa do SEESP e presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).
*A apuração final dos votos pelo Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) não estava disponível até a conclusão dessa matéria.
Equipe SEESP