Representações internacionais: a importância de trocar informações com Entidades de outros países

10/06/2015

O Global Nurses United (GNU), ou Unidade Global de Enfermeiros, em português, foi criado com o objetivo de trabalhar em conjunto para proteger os pacientes, as profissões, todo o trabalho e todos os direitos sindicais, comunidades, trabalho, saúde e meio ambiente.

É um grupo formado por entidades de todo o mundo e, no Brasil, a Federação Nacional dos Enfermeiros, representada pela presidente Solange Caetano, fez parte da sua criação e hoje compõe sua diretoria.

Entre as missões do GNU estão a oposição a qualquer tipo de ação nociva as nações, as pessoas e aos trabalhadores da Enfermagem, o combate a privatização dos sistemas públicos de saúde e dos cortes no setor. Há também a luta para que os enfermeiros de todos os países possam garantir um atendimento seguro a seus pacientes, com condições laborais adequadas e remunerações dignas.

“Em todos os encontros que realizamos é comum a situações dos enfermeiros e enfermeiras: extensivas jornadas de trabalho, salários abaixo do adequado, além dos casos de adoecimento e exposição à riscos que, por mais que cada país tenha sua particularidade (ebola, dengue, etc), é igual o fator que não há uma proteção a esses profissionais”, comenta Solange Caetano, presidente do SEESP e da FNE, e membro do GNU.

Fazer parte de representações internacionais traz um peso as entidades, mas principalmente, mostra que o mundo sindical vai além do território nacional e a luta pelos trabalhadores é geral.

17º Convenção Bi-Annual 2015 da Federação Canadense dos Sindicatos dos Enfermeiros: de 1 a 6 de junho aconteceu, em Hallifax, no Canadá, a 17º Convenção Bi-Annual 2015 da Federação Canadense dos Sindicatos dos Enfermeiros que reuniu cerca de mil participantes canadenses, além de enfermeiros dos EUA, Inglaterra, Chile, Grécia e Irã.

A enfermagem Brasileira teve voz para expressar as suas demandas e desafios neste evento, bem como trocar experiências, por meio da presidente da Federação Nacional de Enfermeiros (FNE) e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Solange Caetano.

Única representante do Brasil, Solange Caetano, foi convidada para apresentar o cenário da Enfermagem no eixo que teve o tema “Uma perspectiva global de saúde” e contou com a presença dos presidentes do Sindicato dos Enfermeiros dos Estados Unidos, Filipinas e Grécia.

Vale ressaltar que a representação sindical dos enfermeiros brasileiros em eventos internacionais tem aumentado nos últimos anos, pois a conquista desta representatividade é uma das metas da FNE, que busca evidenciar as autoridades brasileiras a importância da Convenção 149 da Organização Internacional do Trabalho, que dispõe sobre o Emprego e Condições de Trabalho e de Vida do Pessoal de Enfermagem.

“Representar os milhões de profissionais de Enfermagem do Brasil em uma atividade desse porte é uma grande alegria, mas também uma grande responsabilidade. Falar sobre a nossa realidade é importante e a troca de informações é muito útil, mas é interessante ver que alguns pontos são comuns em outros países, como as más condições de trabalho e sobrecargas de jornada”, comentou Solange.

 

Assista o vídeo da apresentação de Solange Caetano: https://www.youtube.com/watch?v=xod2P88ku88

 

Conheça as Entidades filiadas ao GNU em todo o mundo:

Australia

Australian Nursing Federation

ANF Victoria Branch

New South Wales Nurses and Midwives Association

Queensland Nurses Association

 

Brasil

Federação Nacional dos Enfermeiros

 

Canadá

Canadian Federation of Nurses Unions

Fédération interprofessionnelle de la santé du Québec

 

Costa Rica

Associacion Nacional de Profesionalies en Enfermeria

 

República Dominicana

La Asociación Enfermera del Instituto Dominicano del Seguro Social, IDSS

Sindicato Nacional de Trabajadores de Enfermeria

 

Guatemala

Sindicato Nacional de los Trabadores de Salud de Guatemala

 

Grécia

Panhellenic Federation of Nurses (PASONOP)

Honduras

 

Asociation Nacional de Enfermeras/os Auxiliares de Honduras

 

Irlanda

Irish Nurses and Midwives Organisation

 

Israel

National Association of Nurses

 

Quênia

Kenyan National Union of Nurses

 

Paraguai

La Asociación Paraguaya de Enfermeras

 

Filipinas

Alliance of Health Workers

 

África do Sul

Democratic Nursing Organisation of South Africa

 

Córeia do Sul

Korean Health and Medical Workers Union

Taiwan

Taiwan Nurses Union

 

Estados Unidos

National Nurses United

 

Uruguai

Sindicato Unico de Enfermeria del Uruguay

 

20150603_083611 20150603_083649 20150603_091140 20150603_091154 20150603_092649 20150603_092701 20150603_092813 20150603_092825 20150603_092913 20150603_092917 a2354dec5c787164da14d099abf548ae b7cadf62ebad468f5d75f34c2ac8c649 b11caf1369a803d7b1c5d8718926cf25

Receba as notícias do SEESP!

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Aceito receber e-mails e concordo com a política de privacidade e os Termos de Uso.