O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), entidade que defende os direitos dos profissionais e atua há mais de 30 anos em todo o território paulista, vem tornar público o descaso que a FAMESP trata os profissionais que laboram nas instituições administradas por esta nas cidades de Bauru, Botucatu, Tupã, Ourinhos e Itapetininga, que juntas têm mais de 500 enfermeiros prestando serviço.
Em 2016 foram feitas várias tentativas de diálogo entre o Sindicato e a instituição para que respeite o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado e dê aos enfermeiros o reajuste salarial que têm direito, o que seria mais benéfico para os enfermeiros que laboram nos locais administrados por ela. Porém, a FAMESP se recusou a cumprir.
Então, o SEESP entrou com uma denúncia no Ministério do Trabalho e solicitou uma mesa redonda para tratar da renovação com representantes da FAMESP, que não compareceu na data da reunião, enviando apenas um documento afirmando que decidiu em não renovar o ACT e que iria passar a seguir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
No último dia 20 de fevereiro, em reunião na Justiça do Trabalho, seus representantes afirmaram que a FAMESP iria continuar seguindo a CCT, mas não na íntegra, renovando apenas as cláusulas sociais e não as econômicas. Ou seja, retirar os direitos dos trabalhadores.
Curioso salientar que em entrevista recente, um diretor da FAMESP afirmou que não ia reduzir benefícios dos profissionais, mas já cometeu essa afronta, reduzindo o adicional noturno.
Como uma fundação que recebe verba pública e não há motivos para recusar-se a pagar o que é direito dos trabalhadores, uma vez que os repasses do governo são feitos e, pelo que se sabe, estão em dia, pode fechar os olhos para algo que atinge diretamente os funcionários?
O SEESP não está calado e continua sua luta pelo o que é de direito de todo trabalhador, que cumpre suas obrigações. Não podemos tolerar uma instituição que administra locais de saúde e exige que os trabalhadores tratem os usuários com atenção e dedicação, mas em contrapartida comete atos revoltantes, muitas vezes fazendo que seus colaboradores trabalhem em condições adversas e sobrecarregadas, em uma postura típica dos que somente pensam na exploração da força de trabalho.
Por isso, esta entidade sindical torna publico as ações da FAMESP e pede que as autoridades responsáveis tomem providências urgentes e a sociedade apoiem os trabalhadores neste momento. O SEESP também convoca os trabalhadores enfermeiros para que fiquem atentos às próximas assembleias, participando ativamente e deliberando quais serão os encaminhamentos a serem tomados pelos trabalhadores junto com o Sindicato, porque juntos somos mais fortes.