Na tarde desta terça-feira (10), em Brasília, a Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), na ocasião também representando a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, se reuniu com o Procurador Geral do Ministério Público do Trabalho (MPT) Dr. Alberto Bastos Balazeiro, e com o Coordenador Nacional de Promoção da Liberdade Sindical do MPT, Dr Ronaldo Lima dos Santos.
Participaram do encontro, Mário Jorge, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), juntamente com Solange, representando também o Fórum Nacional da Enfermagem e Dr. André Caetano, advogado da FNE.
Na ocasião foram detalhados ao procurador e ao coordenador, os sérios problemas que acometem a enfermagem brasileira, muitos deles, decorrentes da precarização das condições de trabalho da enfermagem que tem como consequência o adoecimento, além dos problemas que vivenciam decorrentes do assédio moral e sexual e a violência laboral.
Foi feito também o registro que a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrarão em 2020 o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia, designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, e que o marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.
Outro ponto fundamental, que merece ser amplamente discutido, o dimensionamento adequado de pessoal, uma vez que, esta é a etapa inicial do processo de provimento de pessoal, para garantir os recursos humanos necessários à assistência de enfermagem e à segurança do trabalhador e do paciente. Sabemos que, cada vez mais, o número não adequado de profissionais é um dos maiores problemas que trazem como consequência direta, o adoecimento por Bournout, depressão, entre outros que levam ao afastamento do profissional.
Ao final do encontro, Solange Caetano fez a proposta de assinatura de um Termo de Cooperação, na ocasião foi apresentada uma minuta, esta será amplamente discutida com as entidades que compõem o Fórum Nacional de Enfermagem.