O pessoal de enfermagem e obstetrícia desempenha um papel crucial na prestação de serviços de saúde, pois dedicam suas vidas a cuidar de mães e crianças, administrar vacinas que salvam vidas, fornecer conselhos de saúde, cuidar de idosos e em geral, atenda às necessidades essenciais de saúde do dia a dia. Além disso, eles costumam ser o primeiro e único local de atendimento disponível em suas comunidades. Para alcançar a cobertura universal de saúde, o mundo precisa que o pessoal de enfermagem e obstetrícia aumente em 9 milhões.
Por esse motivo, a Assembléia Mundial da Saúde designou 2020 o Ano Internacional do Pessoal de Enfermagem e Obstetrícia.
Unir forças com a OMS e seus parceiros, incluindo a Confederação Internacional de Parteiras, o Conselho Internacional de Enfermeiras, a campanha Nursing Now e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), nesta iniciativa de um ano. e comemora o trabalho do pessoal de enfermagem e obstetrícia, destaca as condições difíceis que frequentemente enfrentam e promove maior investimento no pessoal de enfermagem e obstetrícia.
MANIFESTO
Antes de 12 de maio, a PSI apela aos sindicatos e à sociedade civil para que assinem nosso Manifesto e se mobilizem de uma vez por todas na demanda por saúde pública universal.
À medida que nos recuperamos da crise, precisamos transformar a maneira como as sociedades são organizadas. Devemos organizar nossas sociedades em torno da capacidade de assistência. Devemos reconhecer o lema da união “Eles nos tocam, tocam a todos nós!” (Toque um toque em todos) – se nossos sistemas de saúde não puderem cuidar de todos, todos correremos riscos.
Apelar aos governos para que façam verdadeiros gestos de solidariedade e se comprometam de uma vez por todas com a Saúde Pública Universal.