Acontece neste 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, uma projeção nas torres do Congresso Nacional em homenagem à categoria, com frases que expressam suas principais reivindicações.
A iniciativa é do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e do Fórum Nacional da Enfermagem, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, presidida pelo deputado Célio Studart (PV). O objetivo é sensibilizar a população sobre as lutas históricas por melhores condições de trabalho, piso salarial nacional e redução de jornada para a categoria que está na linha de frente do combate ao COVID e tem perdido muitos profissionais em decorrência da doença.
Para a presidente do SEESP, Elaine Leoni, “a sociedade tem valorizado cada vez mais a atuação destes trabalhadores, no entanto, no último ano, isso não se refletiu de forma satisfatória na garantia de direitos e de melhores condições de trabalho do ponto de vista legal”. Ela ressalta que um dos projetos prevê redução de jornada dos enfermeiros, técnicos e auxiliares para 30h, já foi aprovado no Senado Federal, e encontra-se há mais de 20 anos pronto para ser pautado e analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados.
Segundo Solange Caetano, coordenadora parlamentar do Fórum Nacional da Enfermagem “é preciso votar o PL 2564/2020 e, desta forma, reconhecer o valor da Enfermagem. Esta é uma divida do Congresso com os profissionais”.
A categoria tem 2,4 milhões de profissionais no Brasil, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. Durante a pandemia, uma das principais reivindicações é mais segurança no trabalho. Ao todo, já foram reportados mais de 55 mil casos de Covid-19 entre os trabalhadores da Enfermagem, com 779 óbitos em decorrência da doença.
Para Elaine Leoni, “o trabalho para proteger os Enfermeiros tem sido árduo e mesmo assim, muitos tem perdido suas vidas na linha de frente. Precisamos garantir a saúde destes que deixam suas casas diariamente para cuidar da população”.
Dois projetos de grande importância mobilizam hoje os profissionais da Enfermagem: jornada de trabalho de 30 horas semanais (PL 2295/00) e o estabelecimento do Piso Salarial Nacional (PL 2564/20), além da obrigatoriedade de sala de repouso e o dimensionamento do número de pacientes por profissionais.
Fonte: Agência Câmara de Notícias